Grandes projectos são feitos com grandes pessoas: consulte aqui as oportunidades.

Grandes projectos são feitos com grandes pessoas: consulte aqui as oportunidades.

Testemunhos e vídeos

Reproduzir vídeo
FRESAN: por trás de cada número, um rosto. Por trás de cada dado, uma história de superação.
O Programa FRESAN não é apenas sobre campos cultivados, sistemas de água instalados ou crianças que crescem com uma alimentação mais nutritiva e local. É sobre o que não se vê: conhecimento partilhado, confiança recuperada, esperança semeada.
Reportagem no noticiário “Girassol Jornal”, na TV Girassol, a 25 de Julho de 2025.
Reportagem no noticiário “Jornal da Meia-Noite”, na TPA, a 21 de Julho de 2025.
Reportagem no noticiário “Jornal da Tarde”, na TPA, a 18 de Julho de 2025.
Reproduzir vídeo

FRESAN/Projecto Ma Tuningi – Formação de agricultores no Namibe

Mais de 200 famílias do município do Sacomar, na província do Namibe, beneficiaram de apoio (do FRESAN) no domínio da formação enquadrada no Projecto Ma Tuningi. Os agricultores individuais de 5 cooperativas foram, durante 36 meses, formados em gestão, organização, comercialização, práticas agrícolas, entre outras matérias.
Declarações de Rosário Bento Pais, embaixadora da União Europeia em Angola.

FRESAN/Projecto Ma Tuningi – Formação de agricultores no Namibe

Mais de 200 famílias do município do Sacomar, na província do Namibe, beneficiaram de apoio (do FRESAN) no domínio da formação enquadrada no Projecto Ma Tuningi. Os agricultores individuais de 5 cooperativas foram, durante 36 meses, formados em gestão, organização, comercialização, práticas agrícolas, entre outras matérias.
Declarações de Rosário Bento Pais, embaixadora da União Europeia em Angola.

FRESAN/Namibe – Apoio aos camponeses

Na província do Namibe, mais de 5.000 camponeses beneficiaram de apoio visando melhorar os sistemas agrícolas e pecuários. O Programa FRESAN permitiu a criação de 149 novas escolas de campo.

Reproduzir vídeo

Simiti Paihama, tratador de gado na localidade de Chahungo, Huíla, recebeu formação FRESAN, onde aprendeu práticas que vão da higiene dos currais a como lidar com os animais, passando pelo tratamento de doenças ou o ministrar de vacinas.
Esta acção de formação para tratadores de gado integra-se no Ehole (Elisilo lyo Nongombe) – Projecto de Fortalecimento das Práticas de Maneio de Pastos nas Comunidades Agro-pastoris da Província da Huíla, subvencionado pelo Camões, I.P. no âmbito do Programa FRESAN. 

Reproduzir vídeo

Peiatchi Mbimba, membro da Associação Tuahinanaguela (“Fomos Lembrados”) no Chahungo, Huíla, explica que a sua aldeia teve formação FRESAN sobre como funciona a Caixa Comunitária e como ter o apoio da mesma (cujos fundos podem ser usados para, p.e., após os animais invadirem as lavras e estragarem as sementeiras, as pessoas mitigarem a fome; fazer face à seca; a compra de material escolar para as crianças; alimentar os animais). A Caixa Comunitária foi criada no quadro do Ehole (Elisilo lyo Nongombe) – Projecto de Fortalecimento das Práticas de Maneio de Pastos nas Comunidades Agro-pastoris da Província da Huíla, subvencionado pelo Camões, I.P. no âmbito do Programa FRESAN.

Reproduzir vídeo

Isabel Paihama fez parte da construção da cisterna-calçadão (infra-estrutura que capta e armazena água da chuva para a comunidade e os seus animais) que agora gere, na localidade de Chahungo, na Huíla. A coordenadora do GAS – Grupo de Água e Saneamento ocupa um cargo de responsabilidade por norma vedado às mulheres, graças à formação que recebeu no âmbito do FRESAN. Como vêem os homens da aldeia esta situação?
Este GAS insere-se no Ehole (Elisilo lyo Nongombe) – Projecto de Fortalecimento das Práticas de Maneio de Pastos nas Comunidades Agro-pastoris da Província da Huíla, subvencionado pelo Camões, I.P. no âmbito do Programa FRESAN.

Lucrécia Maria, como muitos pequenos produtores no Cunene, dependia da chuva para cultivar milho e maçãs. Esta dependência afectava a sua produção, logo, a estabilidade da sua renda. Com o FRESAN, aprendeu técnicas de irrigação e nutrição do solo. E passou a cultivar tomate, feijão e batata-doce com maior eficiência. O mais notável é que não guardou o conhecimento para si: partilha o que aprendeu com outros agricultores da sua comunidade, ajudando-os também a melhorar as suas produções e a fortalecer a economia local.

Implementar uma pesquisa de grande dimensão sobre nutrição junto de mães e as suas crianças em áreas rurais é um grande desafio. É precisamente o que o projecto CRESCER/FRESAN está a fazer em comunidades no Sul de Angola. Descobre como, neste breve vídeo.

O que dizem os técnicos do SPCB – Serviço de Protecção Civil e Bombeiros de Angola que tiveram formação sobre SIG em gestão de riscos e protecção civil promovida pelo SPCB e o PNUD Angola/FRESAN?
Vê os seus testemunhos neste vídeo.

Reportagem no noticiário “Tempo Certo”, na TPA, a 21 de Março de 2025, sobre as visitas, na província da Huíla, de uma comitiva da União Europeia, de Portugal e do Governo de Angola, que ficou a conhecer a intervenção FRESAN no terreno e o impacto do Programa no dia-a-dia das comunidades locais. Com declarações de beneficiários FRESAN, e de Rosário Bento Pais, embaixadora da União Europeia em Angola. 

Reportagem no jornal da noite na TV Girassol, a 19 de Março de 2025, sobre o novo CCO – Centro de Coordenação Operacional do SPCB – Serviço de Protecção Civil e Bombeiros no município do Lubango, província da Huíla. Com declarações de Manuel M. Lutango, comandante nacional do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros; de Rosário Bento Pais, embaixadora da União Europeia em Angola; e de João Neves, coordenador do Programa FRESAN no PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

Reportagem a abrir o “Jornal da Hora”, TV Zimbo, a 19 de Março de 2025, sobre a inauguração do CCO – Centro de Coordenação Operacional do SPCB – Serviço de Protecção Civil e Bombeiros no município do Lubango, província da Huíla.

Reproduzir vídeo
Maria Limala, facilitadora na Escola de Campo de Agricultores (ECA) Twepwila, na aldeia de Tchiango, em Bata-Bata, na Huíla, fala-nos como, com o FRESAN, além de terem sido introduzidas novas culturas mais adaptadas ao solo local, foram também ensinadas diferentes técnicas agrícolas que permitiram, entre outros benefícios, reduzir a necessidade de rega. Hoje a comunidade tem uma alimentação mais rica e diversificada, e até gera excedentes para vender no mercado.
Reproduzir vídeo
Helena Fernando, de Ombedenge, na comuna da Mupa, município do Cuvelai, na província do Cunene, diz-nos como, com as acções de sensibilização em nutrição do Programa FRESAN, aprendeu a cozinhar novos pratos, e, muito importante, a tratar a água para que seja própria para consumo.
Reproduzir vídeo
Adriano André, investigador no IIA – Instituto de Investigação Agronómica, explica o impacto do FRESAN no reforço institucional das Estações Experimentais da Huíla e do Namibe, que, num trabalho conjunto, estão a criar um Banco de Germoplasma a nível regional – o objectivo é preservar a herança genética das sementes autóctones do semi-árido, o que permitirá aumentar a resiliência alimentar no Sul de Angola.
Reproduzir vídeo
Felicidade Mutimanditie, membro da Escola de Campo de Agricultores (ECA) Hailundo, na comuna de Evale, município de Cuanhama, na província do Cunene, conta como, com o Programa FRESAN, aprenderam novas técnicas agrícolas e diversificaram o cultivo.
Reproduzir vídeo
Eugénia Cananga, de Rio d’Areia, nos Gambos, é membro da charcutaria Katyambelwa, onde as mulheres foram formadas em técnicas de vendas e transformação de produtos, e cujos resultados já lhes permitem investir na educação dos filhos.
Com o Ehole (Elisilo lyo Nongombe) – Projecto de fortalecimento das práticas de maneio de pastos nas comunidades agro-pastoris da província da Huíla, subvencionado pelo Camões, I.P. no âmbito do FRESAN, a antiga associação de Rio D’Areia
 transformou-se na cooperativa Tuendanocomutué (“Estamos a ir para a frente”).
Reproduzir vídeo
Ndechipanda Wahaule e Kaluto Nembembe, ambos da comuna de Oshimolo, no município de Cuanhama, no Cunene, falam-nos como antes desidratavam os frutos silvestres em plásticos no chão (vulneráveis a insectos e ao pó, muitos acabavam por apodrecer antes do novo ano agrícola), e como, com o FRESAN, as famílias aprenderam a construir desidratadores solares artesanais de baixo custo, que permitem conservar os produtos florestais não-madeireiros até à próxima colheita. Agora, os frutos são armazenados com melhor qualidade e maior cuidado para com a saúde da comunidade.
Play Video about Graciosa Pedro testemunhando a sua formação em cooperativismo, em terreno agrícola
Graciosa Mias Pedro, membro da cooperativa Milokaluelula no Giraúl de Cima, na província do Namibe, frequentou a formação em cooperativismo do projecto Ma Tuningi no âmbito do Programa FRESAN. Agora, que já está a colocar em prática o que aprendeu, conta como tudo é diferente – para melhor.
Play Video about Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação de Portugal, Nuno Sampaio, a prestar declarações, na visita a Huíla
Em visita à Huíla, o Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação de Portugal, Nuno Sampaio, observou alguns dos progressos feitos pelo FRESAN (programa do Governo de Angola financiado pela União Europeia). Além de ver uma cisterna-calçadão (que capta e armazena água da chuva), participou no lançamento de um projecto-piloto de reflorestação com bolas de sementes.
Reproduzir vídeo
Reportagem da TPA em Janeiro de 2025 no Cunene: 4 cooperativas agrícolas no Cuvelai receberam motocultivadores ECOSAN/FRESAN. Estes vão tornar a produção mais eficiente e beneficiar cerca de 1.700 famílias, que vêem a sua qualidade de vida melhorar. Agora, é “produzir, e produzir mais”, para consumo próprio e para vender.
Reproduzir vídeo

Reportagem da TPA, em Dezembro de 2024, sobre como as 1.504 famílias de 30 grupos beneficiários FRESAN nos municípios do Cuvelai e de Ombadja, no Cunene, aprenderam várias técnicas de cultivo nas ECA do Programa (em articulação com o IIA – Instituto de Investigação Agronómica), sem esquecer a componente nutricional/como melhorar a dieta alimentar. Na ECA na comunidade da Capanda, no Xangongo, p.e., entre as novas culturas introduzidas encontram-se mandioca, batata-doce, tomate, cebola, beringela.

Reproduzir vídeo
Beatriz Tuaniwana, de Okafitu, na comuna de Evale, município de Cuanhama, explica como, graças às sessões de culinária FRESAN, aprendeu novas formas de cozinhar os produtos locais. Okafitu é uma das 34 comunidades beneficiárias do projecto ECOSAN – Estratégias agro-ecológicas de produção e recuperação da biodiversidade para a melhoria da segurança alimentar e nutricional no Cunene, inserido no Programa FRESAN.
Reproduzir vídeo

Caquarta Mendes, da localidade de Rio d’Areia, nos Gambos, Huíla, conta-nos como fez parte da construção das cisternas-calçadão FRESAN e a importância deste investimento de irrigação.
O PARMES – Projecto de Apoio à Resiliência para Mitigação dos Efeitos da Seca, subvencionado pelo Camões, I.P. no âmbito do FRESAN, e que já terminou, construiu as duas cisternas-calçadão na zona.

Reproduzir vídeo

Qual o papel dos Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário (ADECOS) nas suas comunidades? Que desafios enfrentam? E quais os benefícios para a saúde das populações? Descobre com os testemunhos de participantes no 2.º workshop CRESCER “Reforço e apropriação do trabalho de ADECOS – Contribuindo para a sustentabilidade da saúde comunitária”.

Reproduzir vídeo
Neste novo podcast FRESAN, Francisco Sarmento, consultor de SAN – Segurança Alimentar e Nutricional FRESAN/Camões, I.P., conta-nos sobre o tanto que já se fez em Angola em termos de SAN. E, enquanto angolano, fala sobre o impacto real do Programa FRESAN “na vida de milhares de pessoas nas províncias do sul” do país, e do “conjunto de importantes conquistas, não só no terreno e na vida das pessoas, mas como, do ponto de vista institucional e político, o FRESAN deixa as bases para uma nova era de trabalho na SAN em Angola”.
Reproduzir vídeo

Reportagem no “Jornal da Zimbo”, TV Zimbo, a 28 de Outubro de 2024, sobre a campanha agrícola FRESAN 2024/2025: no município da Humpata, Huíla, 300 agricultores (de 19 cooperativas e de ECA – Escolas de Campo de Agricultores) recebem sementes para os bancos comunitários e o reforço das suas lavras familiares.

Helena Fernando, responsável pelo banco comunitário de sementes FRESAN em Ombedenge, na comuna da Mupa, município do Cuvelai, explica como funciona a distribuição de sementes. E deixa um desejo.
Ombedenge é uma das 34 comunidades beneficiárias do projecto ECOSAN – Estratégias agro-ecológicas de produção e recuperação da biodiversidade para a melhoria da segurança alimentar e nutricional no Cunene, implementado pela CODESPA Angola em parceria com ADPP Angola, o IIA – Instituto de Investigação Agronómica e o IDA – Instituto de Desenvolvimento Agrário.

Devido às alterações climáticas, a seca é cada vez mais frequente em regiões como o Sul de Angola. O FRESAN e o PNUD fizeram, com o apoio da União Europeia em Angola, uma acção de formação em Gestão de Riscos e Desastres para planeadores no Cunene, na Huíla e no Namibe, no sentido de atender às necessidades locais e fortalecer a resiliência das comunidades.

Paulo Dias, representante interino da FAO – Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura em Angola, fala sobre o Programa FRESAN e o papel desempenhado pela FAO na qualidade de parceiro de implementação do Programa no Cunene, na Huíla e no Namibe. Veja aqui.

Reproduzir vídeo

Reportagem no “Mais Domingo”, da TPA, a 1 de Julho de 2024, sobre as Escolas de Campo FRESAN, como a ECA Omahano, em Ombadja, no Cunene, em que a água proveniente do Canal do Cafu no âmbito do Programa FRESAN está a impulsionar o cultivo na região.

Reportagem no “Bom dia Angola”, da TPA, a 1 de Julho de 2024, sobre as Escolas de Campo FRESAN, como a ECA Omahano, em Ombadja, no Cunene, em que a água proveniente do Canal do Cafu no âmbito do Programa FRESAN está a impulsionar o cultivo na região.
Reproduzir vídeo

Reportagem no “Jornal da Hora”, TV Zimbo (que também foi emitida no “Jornal da Zimbo”), no âmbito da visita de campo FRESAN ao Cuvelai, a 25 de Junho de 2024, sobre a experimentação de sementes adaptáveis à seca na ECA em Ombedenge, que está a beneficiar mais de 30 agricultores e as suas famílias.

Reportagem em directo no “Jornal da Hora”, TV Zimbo, a 26 de Junho de 2024, sobre a 9.ª reunião do Comité de Direcção FRESAN, com Rosário Bento Pais, embaixadora da União Europeia em Angola.

No Dia Mundial da Segurança Alimentar (7 de Junho), Rosário Bento Pais, embaixadora da União Europeia em Angola, fala sobre a implementação do Programa FRESAN nas três províncias no sul do país mais afectadas pelas alterações climáticas: o Cunene, a Huíla e o Namibe; e como o FRESAN – iniciativa do Governo de Angola financiada pela União Europeia – está trabalhar em conjunto com as comunidades rurais para que tenham maior segurança alimentar.

Fiel Vyayauca, membro da Cooperativa Mwatutumba (“Terra Firme”), explica como passou a produzir cogumelos com o FRESAN/Ehole – Projecto de Fortalecimento das Práticas de Maneio de Pastos nas Comunidades Agro-pastoris da Província da Huíla. O Ehole é implementado pela ADRA – Acção Para o Desenvolvimento Rural e Ambiente em parceria com o Instituto Superior Politécnico Tundavala e a Faculdade de Ciências Agrárias do Huambo da Universidade José Eduardo dos Santos.

Reproduzir vídeo

No Dia da Europa (9 de Maio), relembramos as palavras de Rosário Bento Pais, embaixadora da União Europeia em Angola, no 8.º CDP FRESAN – Programa do Governo de Angola financiado pela União Europeia – sobre as parcerias, colaborações e progressos já alcançados.

Reproduzir vídeo

Como se fazia na Cacanda, província do Namibe, antes da intervenção do Programa FRESAN? E como se faz agora? Com a modernização do sistema de rega e novas máquinas, a produção de feno passou de uma vez por ano, para durante todo o ano, como explica Paulo Canga, responsável administrativo na Estação Zootécnica da Cacanda.

Qual o impacto das iniciativas FRESAN no reforço da resiliência das famílias no Cunene, na Huíla e no Namibe? Os testemunhos de beneficiários do Programa destacam o conhecimento obtido e as soluções sustentáveis de acesso a água, o que levou à melhoria nas condições de saúde e de vida das populações abrangidas pelo FRESAN.

Reportagem no “Jornal da Zimbo”, TV Zimbo, a 27 de Janeiro de 2024, no âmbito da 8.ª reunião do Comité de Direcção FRESAN, com as intervenções de Archer Mangueira, governador da província do Namibe; Francisco Alegre Duarte, embaixador de Portugal em Angola; Leonardo Europeu Inocêncio, secretário de Estado da Saúde para a Área Hospitalar; Gherda Barreto, representante máxima da FAO em Angola; Ana Paula de Carvalho, ministra do Ambiente de Angola; e Rosário Bento Pais, embaixadora da União Europeia em Angola.

Reportagem no “Jornal da Hora”, TV Zimbo, a 27 de Janeiro de 2024, sobre a 8.ª reunião do Comité de Direcção FRESAN, com as intervenções de Archer Mangueira, governador da província do Namibe; Francisco Alegre Duarte, embaixador de Portugal em Angola; Leonardo Europeu Inocêncio, secretário de Estado da Saúde para a Área Hospitalar; Gherda Barreto, representante máxima da FAO em Angola; Ana Paula de Carvalho, ministra do Ambiente de Angola; e Rosário Bento Pais, embaixadora da União Europeia em Angola.

Reportagem no “Hora 10”, da TPA, a 26 de Janeiro de 2024, sobre a 8.ª reunião do Comité de Direcção FRESAN, em que são destacadas as intervenções de Archer Mangueira, governador da província do Namibe; Ana Paula de Carvalho, ministra do Ambiente de Angola; Rosário Bento Pais, embaixadora da União Europeia em Angola; Gherda Barreto, representante máxima da FAO em Angola; e Francisco Alegre Duarte, embaixador de Portugal em Angola.

Directo com Elena Trigo, coordenadora-geral do projecto CRESCER – Pesquisa operacional contra a desnutrição crónica infantil em Angola (componente IV do FRESAN,) no “Hora 10”, da TPA, a 26 de Janeiro de 2024, no âmbito da 8.ª reunião do Comité de Direcção FRESAN, em Moçâmedes, no Namibe.

Directo no “Jornal da Hora”, TV Zimbo, a 26 de Janeiro de 2024, no âmbito da 8.ª reunião do Comité de Direcção FRESAN, em Moçâmedes, no Namibe, em que são destacadas as intervenções de Francisco Alegre Duarte, embaixador de Portugal em Angola, e de Ana Paula de Carvalho, ministra do Ambiente de Angola.

Reportagem sobre a visita de campo a Moçâmedes, no “Está na Hora”, TV Zimbo, de 26 de Janeiro de 2024, em que os agricultores – beneficiários do Programa FRESAN –, falam sobre a experiência adquirida com o Ma Tuningi, um dos 19 projectos subvencionados pelo FRESAN/Camões, I.P.

Directo com Rosário Bento Pais, embaixadora da União Europeia em Angola, no “Jornal da Hora”, TV Zimbo, no âmbito da visita de campo FRESAN a Moçâmedes, a 25 de Janeiro de 2024, onde foi dado a conhecer o reforço institucional FRESAN/Camões, I.P. à EEAN – Estação Experimental Agrícola do Namibe.

Alberto Tchipande, membro e facilitador na ECA Kaleva, no Camucuio, Namibe, conta como, com o sistema e a tecnologia FRESAN/FAO, a sua comunidade passou a ter acesso facilitado a água, e abandonou os costumes de ter de a ir buscar a buracos feitos nos leitos dos rios. Vê o vídeo aqui.

Com a Escola de Campo de Agricultores (ECA) FRESAN/FAO do Tupupilene, no Virei, Namibe, 30 famílias passaram a ter melhor acesso a água, graças a um furo artesanal feito com auxílio dos membros da ECA, que tem ainda um sistema de rega gota a gota. Sabe mais aqui.

O Governo de Angola apresentou na 28.ª Cimeira do Clima das Nações Unidas (COP 28) – que decorreu no Dubai, Emirados Árabes Unidos, de 30 de Novembro a 12 de Dezembro de 2023 – um vídeo que dá a conhecer o impacto das iniciativas FRESAN em termos do reforço da resiliência das famílias na Huíla e no Namibe no contexto das alterações climáticas.

Reproduzir vídeo
Como estão os Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário (ADECOS) a contribuir para as suas comunidades? De que forma estão a apoiar as populações em questões de saúde? Vê como, a partir dos testemunhos de participantes no workshop do CRESCER, “Reforço e apropriação do trabalho de ADECOS”.
Os Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário (ADECOS) são cruciais no combate à desnutrição crónica e na promoção do aleitamento materno, como nos conta Maria de Lourdes Faria, coordenadora do CRESCER pelo FAS – Instituto de Desenvolvimento Local
Reproduzir vídeo

Como estão os Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário (ADECOS) a contribuir para as suas comunidades? De que forma estão a apoiar as populações em questões de saúde? Vê como, a partir dos testemunhos de participantes no workshop do CRESCER, “Reforço e apropriação do trabalho de ADECOS”.

Dado que “agora sabemos como plantar, como melhor aproveitar as sementes”, Manuel Armando, beneficiário do Programa FRESAN e professor na ECA em Bata-Bata, espera que esta comuna na Huíla “não seja lembrada como lugar de fome, e sim de desenvolvimento e esperança”. Vê aqui.

Reproduzir vídeo

Os Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário (ADECOS) são cruciais no combate à desnutrição crónica e na promoção do aleitamento materno, como nos conta Maria de Lourdes Faria, coordenadora do CRESCER pelo FAS – Instituto de Desenvolvimento Localno 4.º episódio dos podcasts FRESAN.

Reproduzir vídeo

Quais os mitos sobre o aleitamento materno no Sul de Angola? Como podemos combatê-los? Silvina João Chissingui, pediatra e docente na Faculdade de
Medicina da Universidade Mandume ya Ndemufayo, explica tudo no 3.º episódio dos podcasts FRESAN.

Reproduzir vídeo

No 2.º episódio dos podcasts FRESAN, Eva Iráizoz, especialista em prevenção e abordagem da desnutrição crónica na Ação Contra a Fome, Espanha, elucida-nos sobre os benefícios do aleitamento materno até aos seis meses de idade do bebé.

Reproduzir vídeo

À conversa com Elena Trigo no 1.º episódio dos podcasts FRESAN, a coordenadora-geral do projecto CRESCER fala-nos sobre a importância do aleitamento para as crianças, a desnutrição crónica e a segurança alimentar.

O importante papel das mulheres no FRESAN: evolução e desafios superados (Episódio 12). Desde as beneficiárias às técnicas de saúde, passando pelas responsáveis e gestoras de projecto, até às mais altas individualidades –
o Programa FRESAN sentido pelas mulheres.

No dia do continente berço da Humanidade, vemos como o projecto CRESCER apoia as grávidas e mães para que as suas crianças e restante família possam ter melhores condições de vida, no Episódio 11 das Mulheres FRESAN.
Estamos junt@s!

Segunda Mutunda, presidente da Associação Embela Mabululo Caquemba e beneficiário do Programa FRESAN via o projecto Ehole na Huíla, explica que o dinheiro que recebe do mel é investido na lavra, na compra de “um animal ou outra coisa de valor”. Vê o que mais nos conta.

Reproduzir vídeo

O importante papel das mulheres no FRESAN: evolução e desafios superados (Episódio 10). Desde as beneficiárias às técnicas de saúde, passando pelas responsáveis e gestoras de projecto, até às mais altas individualidades – o Programa FRESAN sentido pelas mulheres.

O importante papel das mulheres no FRESAN: evolução e desafios superados (Episódio 9). Desde as beneficiárias às técnicas de saúde, passando pelas responsáveis e gestoras de projecto, até às mais altas individualidades – o Programa FRESAN sentido pelas mulheres.  

O 1.º webinar de boas práticas FRESAN/Camões, I.P. contou com as intervenções da COSPE – Cooperazione per lo Sviluppo dei Paesi Emergenti, sobre a implementação do sistema Vallerani no Sul de Angola, e da Fundación CODESPA, sobre a implantação agroflorestal em regime de sequeiro.

Kaupatano Wacualhi, presidente da Comissão de Gestão Agrícola e coordenador da ECA de Ngatulime Pala Tuhupe, no Curoca, Cunene, atesta o impacto que tem um maior acesso a água, para animais e pessoas, permitindo ter mais meios de subsistência. Kaupatano explica como aqui.

O importante papel das mulheres no FRESAN: evolução e desafios superados (Episódio 8). Desde as beneficiárias às técnicas de saúde, passando pelas responsáveis e gestoras de projecto, até às mais altas individualidades –
o Programa FRESAN sentido pelas mulheres.

Enrica Colazzo, gestora de projecto na COSPE

Até agora “estas comunidades tinham de caminhar 3, 4, 5 horas para chegar ao 1.º ponto de água seguro”, diz a gestora de projecto na ONG responsável pela implementação do projecto TransÁgua na Bibala e no Virei, em entrevista à Rádio Namibe em Março de 2023.

O importante papel das mulheres no FRESAN: evolução e desafios superados (Episódio 7). Desde as beneficiárias às técnicas de saúde, passando pelas responsáveis e gestoras de projecto, até às mais altas individualidades –
o Programa FRESAN sentido pelas mulheres.

Catarina Tormenta, coordenadora-adjunta FRESAN-Camões, I.P.
no Namibe

Entrevista da responsável à ANGOP e à Rádio Namibe na apresentação dos resultados e boas práticas do projecto Ekevelo – Esperança na resiliência: reforço da segurança alimentar e nutricional das comunidades no município do Virei (início de Março de 2023).

O importante papel das mulheres no FRESAN: evolução e desafios superados (Episódio 6). Desde as beneficiárias às técnicas de saúde, passando pelas responsáveis e gestoras de projecto, até às mais altas individualidades – o Programa FRESAN sentido pelas mulheres. 

Reproduzir vídeo

Entrevista de Sílvia Santos, coordenadora da FEC – Fundação Fé e Cooperação em Angola à TPA na apresentação dos resultados e boas práticas do projecto Ekevelo – Esperança na resiliência: reforço da segurança alimentar e nutricional das comunidades no município do Virei, Namibe (no início de Março de 2023).

Reproduzir vídeo

“Espero que o FRESAN atinja a meta de assegurar que as mulheres e as meninas sejam mais resilientes, lhes dê mais confiança: que são iguais aos homens,
são cidadãs do mundo”, diz 
Jeannette Seppen, embaixadora da União Europeia
em Angola (Episódio 5).

Se não se combater a desnutrição crónica, “daqui a 10/15 anos, cerca de 50% da população do Sul de Angola não conseguirá ter rendimento na escola ou arranjar um emprego estável”, declara na TV Zimbo Elena Trigo, coordenadora-geral do CRESCER (no final de Fevereiro de 2023).

“Tudo parece impossível até que seja feito”, Nelson Mandela
Primeiras 15.000 prosopis plantadas no Namibe! Prossegue o sonho de transformar o deserto num verdejante oásis. Com vontade, tecnologia e plantas certas, é possível! O FRESAN acontece: milhares de árvores vão crescer no deserto do Namibe. Bravo, Enrica Colazzo, gestora de projecto, e restante equipa COSPE Angola!

O importante papel das mulheres no FRESAN: evolução e desafios superados (Episódio 4). Desde as beneficiárias às técnicas de saúde, passando pelas responsáveis e gestoras de projecto, até às mais altas individualidades – o Programa FRESAN sentido pelas mulheres.

Elena Trigo, coordenadora-geral do CRESCER em Angola

Entrevista da médica internista e infecciologista sobre desnutrição crónica infantil em Angola ao programa “Hora de Espanha” da rádio LAC – Luanda Antena Comercial, no início de Fevereiro de 2023.

Adelaide Camanda participa na construção de cisternas-calçadão no Cunene: “se os homens vão construir estes tanques, por que não ser pedreira também?”. Mãe de três crianças, vê nesta profissão uma forma de sustentar os filhos.
Vê o que mais nos diz.

O importante papel das mulheres no FRESAN: evolução e desafios superados (Episódio 3). Desde as beneficiárias às técnicas de saúde, passando pelas responsáveis e gestoras de projecto, até às mais altas individualidades – o Programa FRESAN sentido pelas mulheres. 

Jeannette Seppen, embaixadora da União Europeia em Angola

Intervenção da diplomata na 6.ª reunião do Comité de Direcção do FRESAN em Ondjiva, no Cunene, no final de Janeiro de 2023.

O importante papel das mulheres no FRESAN: evolução e desafios superados (Episódio 2). Desde as beneficiárias às técnicas de saúde, passando pelas responsáveis e gestoras de projecto, até às mais altas individualidades – o Programa FRESAN sentido pelas mulheres. 

Entre 2019 e 2022 o projecto Chitanda ampliou a autonomia das comunidades em Chicomba e na Jamba (Huíla) que, com os rendimentos extra, foram aumentando o património familiar e colectivo.

O importante papel das mulheres no FRESAN: evolução e desafios superados. Desde as beneficiárias às técnicas de saúde, passando pelas responsáveis e gestoras de projecto, até às mais altas individualidades – o Programa FRESAN sentido pelas mulheres. 

Maria Ndapandula, 37 anos e mãe de 3 crianças em idade escolar, dedica-se à agricultura e ao comércio. Oriunda da aldeia de Okamudi, Cunene, conta com as brigadas móveis CUAMM para garantir a saúde da família.
Vê o que mais nos conta.

Em ano de seca no Munquete, município do Cuvelai, na província do Cunene, a comunidade fez as primeiras colheitas, graças à Escola de Campo de Agricultores (ECA) FRESAN e os seus sistemas de irrigação gota-a-gota – Reportagem TPA, Outubro de 2022.

Ana Kaluhapa, 58 anos, é vice-presidente da ECA Suku Tukwafa na Capanda, município de Ombadja, no Cunene. Esta mãe de 3 conta como a cozinha comunitária a ensinou a preparar o que “não sabia cozinhar”. 
Vê o que mais nos diz.

Maria Mwanyengwange, vice-presidente do Grupo de Água e Saneamento em Oifidi, no Cunene, conta como antes a comunidade tinha de fazer longas distâncias para ter água.

Vasco Andrade é facilitador na ECA de Cutenda, município de Chicomba, Huíla. O agricultor e criador de gado tornou-se agente de saúde comunitária FRESAN. 
Vasco conta mais aqui.
 

Como funciona um banco de sementes comunitário? Maria Lucrécia – facilitadora na escola de campo Suku Tukuafa e membro da cooperativa 17 de Setembro, em Ombadja, no Cunene – explica tudo!

Paula António, facilitadora na comunidade do Kuiti Kuiti, município do Virei, no Namibe, diz que “antes do Ekevelo não havia trabalho nem aprendizagem”. Paula explica mais aqui.

Carla Maísa Tavares, vice-governadora do Namibe para o Sector Político, Económico e Social

Aos 21 anos Maria Limala é facilitadora na ECA Twepwila em Bata-Bata, Huíla. E não podia estar mais orgulhosa do que já produziu, para si e para vender. Vê o que mais nos conta.

Secretários de Estado de Portugal e de Angola visitam Programa FRESAN nas províncias do Namibe e da Huíla

Secretários de Estado de Portugal e de Angola visitam Programa FRESAN nas províncias do Namibe e da Huíla O Programa FRESAN recebeu, entre os dias 7 e 8 de Maio, respectivamente no Namibe e na Huíla, a visita do secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação de Portugal, Francisco André, e do secretário de Estado para a Agricultura e Pecuária de Angola, João Bartolomeu da Cunha, com o objectivo de dar a conhecer o ponto de situação das actividades desenvolvidas no âmbito da promoção da segurança alimentar e nutricional nestas duas províncias.

Maria Margarida, mãe de 12, tornou-se há sete anos tratadora de gado – função por norma exercida por homens. Vê o que mais nos conta.

Kusso Dianzenza tornou-se tratador de gado numa altura em que a morte massiva de bovinos e caprinos inquietava o município dos Gambos.
Kusso explica mais aqui.

Reproduzir vídeo

Samo Daniel, chefe de departamento no Inst. dos Serviços de Veterinária – Huíla 
Jorge Tchapinga, participante na formação de tratadores de gado – Huíla

Reproduzir vídeo

Apolo Ndinoulenga, vice-governador para o Sector Político, Social e Económico – Cunene.

Reproduzir vídeo

Estela Louçã, coordenadora adjunta do FRESAN/Camões, I.P. – Cunene. 

Patrícia Carvalho, coordenadora geral do FRESAN no Camões, I.P.  

Responsável fala sobre a formação de tratadores de gado, que visa promover o acesso de criadores tradicionais a serviços de veterinária no Cunene, na Huíla e no Namibe.

Patrícia Carvalho, coordenadora geral do FRESAN no Camões, I.P.  

Responsável oficializa entrega de equipamento agrícola à Estação Experimental Agrícola do Namibe (EEAN) em Moçâmedes.

Jalote Doqui, supervisor municipal da vigilância epidemiológica do município da Chibia – Huíla.

Avelino Bumba, assistente técnico na Norwegian Church Aid (NCA), em Gambos – Huíla.

Domingos Nangafina, oficial de monitorização e avaliação na World Vision (WVI) Angola, em Bata Bata, Humpata – Huíla.

Florença Kambangula, técnica de nutrição nas Cozinhas Comunitárias das Escolas de Campo em Bata Bata, Humpata – Huíla.

João Epalanga, agente de poupança e crédito na World Vision, em Bata Bata, Humpata – Huíla

Manuel M. Lutango, 2.º comandante nacional para a Área da Protecção Civil.

Helena Rial Mota, directora de comunicação e visibilidade FRESAN – União Europeia.

Conferência de imprensa FRESAN.

Patrícia Carvalho, coordenadora geral do FRESAN no Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.

Fernando André, chefe do departamento de segurança alimentar do Ministério de Agricultura e Pescas de Angola.

Fretson Paulo, coordenador nacional responsável pela província da Huíla na FAO – Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura.

João Neves, gestor de projecto FRESAN no PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

João Lando M’Bala, 2.º comandante provincial na Protecção Civil e Bombeiros da província da Huíla.