Grandes projectos são feitos com grandes pessoas: consulte aqui as oportunidades.

Grandes projectos são feitos com grandes pessoas: consulte aqui as oportunidades.

Testemunhos e vídeos

No Dia Mundial da Segurança Alimentar (7 de Junho), Rosário Bento Pais, embaixadora da União Europeia em Angola, fala sobre a implementação do Programa FRESAN nas três províncias no sul do país mais afectadas pelas alterações climáticas: o Cunene, a Huíla e o Namibe; e como o FRESAN – iniciativa do Governo de Angola financiada pela União Europeia – está trabalhar em conjunto com as comunidades rurais para que tenham maior segurança alimentar.

Fiel Vyayauca, membro da Cooperativa Mwatutumba (“Terra Firme”), explica como passou a produzir cogumelos com o FRESAN/Ehole – Projecto de Fortalecimento das Práticas de Maneio de Pastos nas Comunidades Agro-pastoris da Província da Huíla. O Ehole é implementado pela ADRA – Acção Para o Desenvolvimento Rural e Ambiente em parceria com o Instituto Superior Politécnico Tundavala e a Faculdade de Ciências Agrárias do Huambo da Universidade José Eduardo dos Santos.

Reproduzir vídeo

No Dia da Europa (9 de Maio), relembramos as palavras de Rosário Bento Pais, embaixadora da União Europeia em Angola, no 8.º CDP FRESAN – Programa do Governo de Angola financiado pela União Europeia – sobre as parcerias, colaborações e progressos já alcançados.

Reproduzir vídeo

Como se fazia na Cacanda, província do Namibe, antes da intervenção do Programa FRESAN? E como se faz agora? Com a modernização do sistema de rega e novas máquinas, a produção de feno passou de uma vez por ano, para durante todo o ano, como explica Paulo Canga, responsável administrativo na Estação Zootécnica da Cacanda.

Qual o impacto das iniciativas FRESAN no reforço da resiliência das famílias no Cunene, na Huíla e no Namibe? Os testemunhos de beneficiários do Programa destacam o conhecimento obtido e as soluções sustentáveis de acesso a água, o que levou à melhoria nas condições de saúde e de vida das populações abrangidas pelo FRESAN.

Reportagem no “Jornal da Zimbo”, TV Zimbo, a 27 de Janeiro de 2024, no âmbito da 8.ª reunião do Comité de Direcção FRESAN, com as intervenções de Archer Mangueira, governador da província do Namibe; Francisco Alegre Duarte, embaixador de Portugal em Angola; Leonardo Europeu Inocêncio, secretário de Estado da Saúde para a Área Hospitalar; Gherda Barreto, representante máxima da FAO em Angola; Ana Paula de Carvalho, ministra do Ambiente de Angola; e Rosário Bento Pais, embaixadora da União Europeia em Angola.

Reportagem no “Jornal da Hora”, TV Zimbo, a 27 de Janeiro de 2024, sobre a 8.ª reunião do Comité de Direcção FRESAN, com as intervenções de Archer Mangueira, governador da província do Namibe; Francisco Alegre Duarte, embaixador de Portugal em Angola; Leonardo Europeu Inocêncio, secretário de Estado da Saúde para a Área Hospitalar; Gherda Barreto, representante máxima da FAO em Angola; Ana Paula de Carvalho, ministra do Ambiente de Angola; e Rosário Bento Pais, embaixadora da União Europeia em Angola.

Reportagem no “Hora 10”, da TPA, a 26 de Janeiro de 2024, sobre a 8.ª reunião do Comité de Direcção FRESAN, em que são destacadas as intervenções de Archer Mangueira, governador da província do Namibe; Ana Paula de Carvalho, ministra do Ambiente de Angola; Rosário Bento Pais, embaixadora da União Europeia em Angola; Gherda Barreto, representante máxima da FAO em Angola; e Francisco Alegre Duarte, embaixador de Portugal em Angola.

Directo com Elena Trigo, coordenadora-geral do projecto CRESCER – Pesquisa operacional contra a desnutrição crónica infantil em Angola (componente IV do FRESAN,) no “Hora 10”, da TPA, a 26 de Janeiro de 2024, no âmbito da 8.ª reunião do Comité de Direcção FRESAN, em Moçâmedes, no Namibe.

Directo no “Jornal da Hora”, TV Zimbo, a 26 de Janeiro de 2024, no âmbito da 8.ª reunião do Comité de Direcção FRESAN, em Moçâmedes, no Namibe, em que são destacadas as intervenções de Francisco Alegre Duarte, embaixador de Portugal em Angola, e de Ana Paula de Carvalho, ministra do Ambiente de Angola.

Reportagem sobre a visita de campo a Moçâmedes, no “Está na Hora”, TV Zimbo, de 26 de Janeiro de 2024, em que os agricultores – beneficiários do Programa FRESAN –, falam sobre a experiência adquirida com o Ma Tuningi, um dos 19 projectos subvencionados pelo FRESAN/Camões, I.P.

Directo com Rosário Bento Pais, embaixadora da União Europeia em Angola, no “Jornal da Hora”, TV Zimbo, no âmbito da visita de campo FRESAN a Moçâmedes, a 25 de Janeiro de 2024, onde foi dado a conhecer o reforço institucional FRESAN/Camões, I.P. à EEAN – Estação Experimental Agrícola do Namibe.

Alberto Tchipande, membro e facilitador na ECA Kaleva, no Camucuio, Namibe, conta como, com o sistema e a tecnologia FRESAN/FAO, a sua comunidade passou a ter acesso facilitado a água, e abandonou os costumes de ter de a ir buscar a buracos feitos nos leitos dos rios. Vê o vídeo aqui.

Com a Escola de Campo de Agricultores (ECA) FRESAN/FAO do Tupupilene, no Virei, Namibe, 30 famílias passaram a ter melhor acesso a água, graças a um furo artesanal feito com auxílio dos membros da ECA, que tem ainda um sistema de rega gota a gota. Sabe mais aqui.

O Governo de Angola apresentou na 28.ª Cimeira do Clima das Nações Unidas (COP 28) – que decorreu no Dubai, Emirados Árabes Unidos, de 30 de Novembro a 12 de Dezembro de 2023 – um vídeo que dá a conhecer o impacto das iniciativas FRESAN em termos do reforço da resiliência das famílias na Huíla e no Namibe no contexto das alterações climáticas.

Reproduzir vídeo
Como estão os Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário (ADECOS) a contribuir para as suas comunidades? De que forma estão a apoiar as populações em questões de saúde? Vê como, a partir dos testemunhos de participantes no workshop do CRESCER, “Reforço e apropriação do trabalho de ADECOS”.
Os Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário (ADECOS) são cruciais no combate à desnutrição crónica e na promoção do aleitamento materno, como nos conta Maria de Lourdes Faria, coordenadora do CRESCER pelo FAS – Instituto de Desenvolvimento Local
Reproduzir vídeo

Como estão os Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário (ADECOS) a contribuir para as suas comunidades? De que forma estão a apoiar as populações em questões de saúde? Vê como, a partir dos testemunhos de participantes no workshop do CRESCER, “Reforço e apropriação do trabalho de ADECOS”.

Dado que “agora sabemos como plantar, como melhor aproveitar as sementes”, Manuel Armando, beneficiário do Programa FRESAN e professor na ECA em Bata-Bata, espera que esta comuna na Huíla “não seja lembrada como lugar de fome, e sim de desenvolvimento e esperança”. Vê aqui.

Reproduzir vídeo

Os Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário (ADECOS) são cruciais no combate à desnutrição crónica e na promoção do aleitamento materno, como nos conta Maria de Lourdes Faria, coordenadora do CRESCER pelo FAS – Instituto de Desenvolvimento Localno 4.º episódio dos podcasts FRESAN.

Reproduzir vídeo

Quais os mitos sobre o aleitamento materno no Sul de Angola? Como podemos combatê-los? Silvina João Chissingui, pediatra e docente na Faculdade de
Medicina da Universidade Mandume ya Ndemufayo, explica tudo no 3.º episódio dos podcasts FRESAN.

Reproduzir vídeo

No 2.º episódio dos podcasts FRESAN, Eva Iráizoz, especialista em prevenção e abordagem da desnutrição crónica na Ação Contra a Fome, Espanha, elucida-nos sobre os benefícios do aleitamento materno até aos seis meses de idade do bebé.

Reproduzir vídeo

À conversa com Elena Trigo no 1.º episódio dos podcasts FRESAN, a coordenadora-geral do projecto CRESCER fala-nos sobre a importância do aleitamento para as crianças, a desnutrição crónica e a segurança alimentar.

O importante papel das mulheres no FRESAN: evolução e desafios superados (Episódio 12). Desde as beneficiárias às técnicas de saúde, passando pelas responsáveis e gestoras de projecto, até às mais altas individualidades –
o Programa FRESAN sentido pelas mulheres.

No dia do continente berço da Humanidade, vemos como o projecto CRESCER apoia as grávidas e mães para que as suas crianças e restante família possam ter melhores condições de vida, no Episódio 11 das Mulheres FRESAN.
Estamos junt@s!

Segunda Mutunda, presidente da Associação Embela Mabululo Caquemba e beneficiário do Programa FRESAN via o projecto Ehole na Huíla, explica que o dinheiro que recebe do mel é investido na lavra, na compra de “um animal ou outra coisa de valor”. Vê o que mais nos conta.

Reproduzir vídeo

O importante papel das mulheres no FRESAN: evolução e desafios superados (Episódio 10). Desde as beneficiárias às técnicas de saúde, passando pelas responsáveis e gestoras de projecto, até às mais altas individualidades – o Programa FRESAN sentido pelas mulheres.

O importante papel das mulheres no FRESAN: evolução e desafios superados (Episódio 9). Desde as beneficiárias às técnicas de saúde, passando pelas responsáveis e gestoras de projecto, até às mais altas individualidades – o Programa FRESAN sentido pelas mulheres.  

O 1.º webinar de boas práticas FRESAN/Camões, I.P. contou com as intervenções da COSPE – Cooperazione per lo Sviluppo dei Paesi Emergenti, sobre a implementação do sistema Vallerani no Sul de Angola, e da Fundación CODESPA, sobre a implantação agroflorestal em regime de sequeiro.

Kaupatano Wacualhi, presidente da Comissão de Gestão Agrícola e coordenador da ECA de Ngatulime Pala Tuhupe, no Curoca, Cunene, atesta o impacto que tem um maior acesso a água, para animais e pessoas, permitindo ter mais meios de subsistência. Kaupatano explica como aqui.

O importante papel das mulheres no FRESAN: evolução e desafios superados (Episódio 8). Desde as beneficiárias às técnicas de saúde, passando pelas responsáveis e gestoras de projecto, até às mais altas individualidades –
o Programa FRESAN sentido pelas mulheres.

Enrica Colazzo, gestora de projecto na COSPE

Até agora “estas comunidades tinham de caminhar 3, 4, 5 horas para chegar ao 1.º ponto de água seguro”, diz a gestora de projecto na ONG responsável pela implementação do projecto TransÁgua na Bibala e no Virei, em entrevista à Rádio Namibe em Março de 2023.

O importante papel das mulheres no FRESAN: evolução e desafios superados (Episódio 7). Desde as beneficiárias às técnicas de saúde, passando pelas responsáveis e gestoras de projecto, até às mais altas individualidades –
o Programa FRESAN sentido pelas mulheres.

Catarina Tormenta, coordenadora-adjunta FRESAN-Camões, I.P.
no Namibe

Entrevista da responsável à ANGOP e à Rádio Namibe na apresentação dos resultados e boas práticas do projecto Ekevelo – Esperança na resiliência: reforço da segurança alimentar e nutricional das comunidades no município do Virei (início de Março de 2023).

O importante papel das mulheres no FRESAN: evolução e desafios superados (Episódio 6). Desde as beneficiárias às técnicas de saúde, passando pelas responsáveis e gestoras de projecto, até às mais altas individualidades – o Programa FRESAN sentido pelas mulheres. 

Reproduzir vídeo

Entrevista de Sílvia Santos, coordenadora da FEC – Fundação Fé e Cooperação em Angola à TPA na apresentação dos resultados e boas práticas do projecto Ekevelo – Esperança na resiliência: reforço da segurança alimentar e nutricional das comunidades no município do Virei, Namibe (no início de Março de 2023).

Reproduzir vídeo

“Espero que o FRESAN atinja a meta de assegurar que as mulheres e as meninas sejam mais resilientes, lhes dê mais confiança: que são iguais aos homens,
são cidadãs do mundo”, diz 
Jeannette Seppen, embaixadora da União Europeia
em Angola (Episódio 5).

Se não se combater a desnutrição crónica, “daqui a 10/15 anos, cerca de 50% da população do Sul de Angola não conseguirá ter rendimento na escola ou arranjar um emprego estável”, declara na TV Zimbo Elena Trigo, coordenadora-geral do CRESCER (no final de Fevereiro de 2023).

“Tudo parece impossível até que seja feito”, Nelson Mandela
Primeiras 15.000 prosopis plantadas no Namibe! Prossegue o sonho de transformar o deserto num verdejante oásis. Com vontade, tecnologia e plantas certas, é possível! O FRESAN acontece: milhares de árvores vão crescer no deserto do Namibe. Bravo, Enrica Colazzo, gestora de projecto, e restante equipa COSPE Angola!

O importante papel das mulheres no FRESAN: evolução e desafios superados (Episódio 4). Desde as beneficiárias às técnicas de saúde, passando pelas responsáveis e gestoras de projecto, até às mais altas individualidades – o Programa FRESAN sentido pelas mulheres.

Elena Trigo, coordenadora-geral do CRESCER em Angola

Entrevista da médica internista e infecciologista sobre desnutrição crónica infantil em Angola ao programa “Hora de Espanha” da rádio LAC – Luanda Antena Comercial, no início de Fevereiro de 2023.

Adelaide Camanda participa na construção de cisternas-calçadão no Cunene: “se os homens vão construir estes tanques, por que não ser pedreira também?”. Mãe de três crianças, vê nesta profissão uma forma de sustentar os filhos.
Vê o que mais nos diz.

O importante papel das mulheres no FRESAN: evolução e desafios superados (Episódio 3). Desde as beneficiárias às técnicas de saúde, passando pelas responsáveis e gestoras de projecto, até às mais altas individualidades – o Programa FRESAN sentido pelas mulheres. 

Jeannette Seppen, embaixadora da União Europeia em Angola

Intervenção da diplomata na 6.ª reunião do Comité de Direcção do FRESAN em Ondjiva, no Cunene, no final de Janeiro de 2023.

O importante papel das mulheres no FRESAN: evolução e desafios superados (Episódio 2). Desde as beneficiárias às técnicas de saúde, passando pelas responsáveis e gestoras de projecto, até às mais altas individualidades – o Programa FRESAN sentido pelas mulheres. 

Entre 2019 e 2022 o projecto Chitanda ampliou a autonomia das comunidades em Chicomba e na Jamba (Huíla) que, com os rendimentos extra, foram aumentando o património familiar e colectivo.

O importante papel das mulheres no FRESAN: evolução e desafios superados. Desde as beneficiárias às técnicas de saúde, passando pelas responsáveis e gestoras de projecto, até às mais altas individualidades – o Programa FRESAN sentido pelas mulheres. 

Maria Ndapandula, 37 anos e mãe de 3 crianças em idade escolar, dedica-se à agricultura e ao comércio. Oriunda da aldeia de Okamudi, Cunene, conta com as brigadas móveis CUAMM para garantir a saúde da família.
Vê o que mais nos conta.

Em ano de seca no Munquete, município do Cuvelai, na província do Cunene, a comunidade fez as primeiras colheitas, graças à Escola de Campo de Agricultores (ECA) FRESAN e os seus sistemas de irrigação gota-a-gota – Reportagem TPA, Outubro de 2022.

Ana Kaluhapa, 58 anos, é vice-presidente da ECA Suku Tukwafa na Capanda, município de Ombadja, no Cunene. Esta mãe de 3 conta como a cozinha comunitária a ensinou a preparar o que “não sabia cozinhar”. 
Vê o que mais nos diz.

Maria Mwanyengwange, vice-presidente do Grupo de Água e Saneamento em Oifidi, no Cunene, conta como antes a comunidade tinha de fazer longas distâncias para ter água.

Vasco Andrade é facilitador na ECA de Cutenda, município de Chicomba, Huíla. O agricultor e criador de gado tornou-se agente de saúde comunitária FRESAN. 
Vasco conta mais aqui.
 

Paula António, facilitadora na comunidade do Kuiti Kuiti, município do Virei, no Namibe, diz que “antes do Ekevelo não havia trabalho nem aprendizagem”. Paula explica mais aqui.

Carla Maísa Tavares, vice-governadora do Namibe para o Sector Político, Económico e Social

Aos 21 anos Maria Limala é facilitadora na ECA Twepwila em Bata-Bata, Huíla. E não podia estar mais orgulhosa do que já produziu, para si e para vender. Vê o que mais nos conta.

Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação de Portugal, Francisco André, visita FRESAN.

Maria Margarida, mãe de 12, tornou-se há sete anos tratadora de gado – função por norma exercida por homens. Vê o que mais nos conta.

Kusso Dianzenza tornou-se tratador de gado numa altura em que a morte massiva de bovinos e caprinos inquietava o município dos Gambos.
Kusso explica mais aqui.

Reproduzir vídeo

Samo Daniel, chefe de departamento no Inst. dos Serviços de Veterinária – Huíla 
Jorge Tchapinga, participante na formação de tratadores de gado – Huíla

Reproduzir vídeo

Apolo Ndinoulenga, vice-governador para o Sector Político, Social e Económico – Cunene

Reproduzir vídeo

Estela Louçã, coordenadora adjunta do FRESAN/Camões, I.P. – Cunene 

Patrícia Carvalho, coordenadora geral do FRESAN no Camões, I.P.  

Responsável fala sobre a formação de tratadores de gado, que visa promover o acesso de criadores tradicionais a serviços de veterinária no Cunene, na Huíla e no Namibe.

Patrícia Carvalho, coordenadora geral do FRESAN no Camões, I.P.  

Responsável oficializa entrega de equipamento agrícola à Estação Experimental Agrícola do Namibe (EEAN) em Moçâmedes.

Jalote Doqui, supervisor municipal da vigilância epidemiológica do município da Chibia – Huíla

Avelino Bumba, assistente técnico na Norwegian Church Aid (NCA), em Gambos – Huíla

Domingos Nangafina, oficial de monitorização e avaliação na World Vision (WVI) Angola, em Bata Bata, Humpata – Huíla

Florença Kambangula, técnica de nutrição nas Cozinhas Comunitárias das Escolas de Campo em Bata Bata, Humpata – Huíla

João Lando M’Bala, 2.º comandante provincial na Protecção Civil e Bombeiros da província da Huíla

Manuel M. Lutango, 2.º comandante nacional para a Área da Protecção Civil