O projecto Ma Tuningi – Agricultura sustentável, organizações fortalecidas e comunidades resilientes em Moçâmedes está a trabalhar com quatro cooperativas agrícolas da comunidade do Giraúl de Cima, na província do Namibe.
No âmbito do reforço das capacidades de gestão e de organização destas cooperativas, o Ma Tuningi levou a cabo uma formação de quatro semanas em cooperativismo, que contou com a presença de cerca de 90 membros das quatro cooperativas.
Constantina Fiel, membro da cooperativa Muhombo, e que frequentou a formação de forma assídua, partilha que antes trabalhavam “empiricamente”. “Agora já sei o que é uma cooperativa, como funciona e qual é o seu objectivo. Agora podemos melhorar porque já sabemos que temos de pagar a jóia, a quota, quais são os nossos direitos e os nossos deveres dentro da cooperativa”, garante.
A presença feminina foi uma constante ao longo da formação. “A cooperativa é a união dos seus membros, que trabalham nas mesmas coisas. Quando trabalhamos juntos temos melhor acesso ao mercado e aos insumos, tractor e outros materiais”, afirma Graciosa Pedro Mias, membro da cooperativa Milokaluelula.
O projecto Ma Tuningi, subvencionado pelo Camões, I.P. no âmbito do Programa FRESAN, é implementado pela FEC – Fundação Fé e Cooperação em parceria com a Cáritas Angola, a Cáritas do Namibe e a Faculdade de Ciências Agrárias do Huambo.
Data: 13 de Fevereiro de 2023