Grandes projectos são feitos com grandes pessoas: consulte aqui as oportunidades.

Grandes projectos são feitos com grandes pessoas: consulte aqui as oportunidades.

Estação Zootécnica da Cacanda produz mais de 30 toneladas de feno no ano agrícola

Fruto de uma intervenção conjunta do Instituto de Investigação Veterinária (IIV) e do FRESAN/Camões, I.P., que incluiu a revitalização do parque de máquinas, a modernização do sistema de rega e a capacitação dos técnicos para a produção de forragem, a Estação Zootécnica da Cacanda, no Namibe, produziu acima de 30 toneladas de feno no último ano agrícola, aumentando assim a disponibilidade de alimento para bovinos, ovinos e caprinos durante a época seca.

A escassez de forragem leva à perda de peso e até mesmo à morte do gado nas regiões do país mais afectadas pela seca. Consciente deste contexto, o Programa FRESAN tem realizado acções de sensibilização para incentivar as administrações municipais a adquirir o feno produzido na Estação Zootécnica da Cacanda, de forma a garantir a subsistência do gado nas rotas de transumância em períodos de carência alimentar.

O feno, obtido através da ceifa e da desidratação de plantas forrageiras, tem um papel crucial na sustentabilidade da pecuária na região – além de garantir a subsistência do gado durante os períodos críticos, a prática da fenação permite que os criadores tenham reservas forrageiras para a época seca.

Data: 15 de Março de 2024