Grandes projectos são feitos com grandes pessoas: consulte aqui as oportunidades.

Grandes projectos são feitos com grandes pessoas: consulte aqui as oportunidades.

A cozinha comunitária ensinou a preparar o que “não sabia cozinhar” – Ana Kaluhapa, da ECA Suku Tufwaka, Capanda

O combate à fome extrema e à pobreza, aliado a boas práticas agrícolas que permitam maior produtividade, maior resiliência e conservação do meio ambiente permanecem no centro de desenvolvimento do Programa FRESAN. O projecto Adaptação dos sistemas agrários para a melhoria da segurança alimentar e nutricional no Cunene, implementado pela Fundación CODESPA em parceria com a ADPP – Associação de Desenvolvimento de Povo para Povo, e subvencionado pelo Camões, I.P. no âmbito do Programa FRESAN, traz-nos o testemunho de Ana Fernanda Kaluhapa – uma das mulheres de espírito empreendedor e de liderança presentes nas comunidades onde o FRESAN actua.

Na Capanda, município de Ombadja, conhecemos Ana Fernanda Kaluhapa, 58 anos, mãe de três filhos. Nascida e criada nesta localidade, Ana é vice-presidente da Escola de Campo de Agricultores (ECA) Suku Tukwafa. Esta líder partilha as mudanças a que tem assistido desde o arranque das actividades FRESAN/Camões, I.P. na sua comunidade. E garante que algumas hortícolas e propágulos de batata-doce de polpa alaranjada que passaram, entretanto, a ser cultivados “são mais nutritivos do que outros por possuírem diversas vitaminas”. É na cozinha comunitária que muitos pratos são preparados a partir destes alimentos: um espaço “muito valoroso” que a ensinou a confeccionar o que até então “não sabia cozinhar”.

Dada a melhoria registada na produção agrícola, em quantidade e qualidade, Ana Kaluhapa destaca que, além de permitir retirar produtos para consumo, possibilita a manutenção dos meios da ECA e a comercialização. É com parte dos lucros da venda da produção que Ana tem conseguido adquirir material escolar para os filhos. No futuro, espera que se introduza na sua ECA culturas como a do alho para potenciar a comercialização e incrementar a renda obtida. Ana Kaluhapa tem a convicção de que a implementação FRESAN tem contribuído de forma significativa no combate à situação da fome extrema que tem atingido a região.

Assista ao vídeo.

Data: 23 de Setembro de 2022