Grandes projectos são feitos com grandes pessoas: consulte aqui as oportunidades.

Grandes projectos são feitos com grandes pessoas: consulte aqui as oportunidades.

IDF e FRESAN lançam projecto-piloto de combate à desertificação

O IDF – Instituto de Desenvolvimento Florestal e o Programa FRESAN uniram esforços, com o apoio técnico da consultora BIOTA, para implementarem um projecto-piloto de produção e dispersão de cerca de meio milhão de bolas de sementes. O objectivo é apoiar a reflorestação de áreas seleccionadas nas províncias do Sul de Angola mais afectadas pelas alterações climáticas: o Cunene, a Huíla e o Namibe.

Este projecto-piloto visa implementar uma abordagem de reflorestação eficaz e de baixo custo, aplicável em áreas com solos degradados ou baixa cobertura vegetal, contribuindo para a reversão da desertificação. A iniciativa propõe a produção e a dispersão de bolas de sementes de espécies arbóreas, arbustivas e de pastagem, que germinarão com a chegada das chuvas.

Entre os dias 12 e 14 de Novembro foi feito o primeiro ensaio-piloto de dispersão no município do Curoca, no Cunene, que abrangeu a comunidade de Erola, na Escola de Campo Omuhoko Aúhe (com o apoio da CODESPA, organização não governamental subvencionada pelo FRESAN), e a comunidade da Chana das Avestruzes. Foram dispersas cerca de 300 bolas de sementes de mopane e 1.200 bolas de sementes de duas espécies de acácia (espinhosa e espinheira-branca). Estas espécies autóctones foram seleccionadas para promover a recuperação dos ecossistemas, fortalecer a biodiversidade regional e contribuir para a segurança alimentar.

O ensaio-piloto teve como finalidade testar as dinâmicas de trabalho que a fase de capacitação das comunidades e a dispersão geral das bolas podem exigir, bem como aspectos logísticos a considerar para garantir jornadas de trabalho eficazes em todos os municípios-alvo. Além disso, procurou-se identificar as melhores estratégias para a sensibilização das comunidades, métodos de produção e dispersão das bolas de sementes e os parâmetros a serem monitorizados durante a implementação do projecto.

Nos dias 30 de Setembro e 1 de Outubro a sede do IDF no Namibe já tinha acolhido uma acção de formação destinada a reforçar as capacidades de 18 técnicos das três províncias abrangidas pelo FRESAN. Os participantes, provenientes do IDF, dos gabinetes de Agricultura e do Ambiente e das administrações locais, foram capacitados em técnicas de produção de bolas de sementes.

Está previsto para a primeira quinzena de Dezembro o lançamento oficial das bolas de sementes no Virei, Namibe, dando início ao trabalho de sensibilização comunitária em seis municípios das províncias de intervenção do Programa. Este esforço vai contribuir para que as comunidades sejam capazes de produzir por si e disseminar as bolas de sementes, promovendo assim uma participação activa no combate à desertificação.

Data: 15 de Novembro de 2024

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *