Fonte: Correio da Kianda (23/03/2025)
Um total de 50 milhões de euros serão financiados pela União Europeia (UE), através da estratégia “Global Gateway”, para apoiar o programa de desenvolvimento de cadeias de valor agrícola no Corredor de Lobito.
O anúncio foi feito pelo embaixador do bloco comunitário, Rosário Bento Pais, durante a 10.ª reunião de direcção do programa de Fortalecimento da Resiliência e da Segurança Alimentar e Nutricional em Angola (FRESAN), realizada na última sexta-feira, no Lubango, província da Huíla.
Em volta do assunto, o economista Manuel Macuva disse que o financiamento, por um lado promete potencializar a agricultura no país e minimizar a questão de insegurança alimentar. Por outro lado, Macuva defendeu a atribuição responsável do manuseio dos 50 milhões, bem como a criação de uma comissão fiscalizadora para a gestão eficiente do financiamento.
A lucratividade, segundo Manuel Macuva, é outro aspecto que precisa ser levado em conta, para conferir os reflexos na qualidade de vida dos cidadãos, que é, de certa forma, o mais importante objectivo.