Grandes projectos são feitos com grandes pessoas: consulte aqui as oportunidades.

Grandes projectos são feitos com grandes pessoas: consulte aqui as oportunidades.

Embaixadora da União Europeia em Angola reconhece trabalho realizado na implementação do FRESAN no sul do país

Rosário Bento Pais, Embaixadora da União Europeia em Angola, agraciou com obras de artistas plásticos os Vice-Governadores das três províncias-alvo do FRESAN – Fortalecimento da Resiliência e da Segurança Alimentar e Nutricional em Angola (Cunene, Huíla, Namibe), bem como os quatro co-gestores do FRESAN, em reconhecimento pelo trabalho realizado ao longo dos seis anos de intervenção deste programa do Governo de Angola financiado pela União Europeia. A entrega decorreu esta terça-feira, 15 de Julho, em Moçâmedes, no Namibe. 

Este momento especial que encerrou, de forma simbólica, a trajectória do Programa FRESAN, surgiu do desafio feito pela União Europeia, em parceria com o programa ResiliArt Angola, a sete artistas a criarem uma obra de arte, e que trouxeram consigo a diversidade cultural e a sensibilidade dos seus territórios. Do Cunene, estiveram presentes Mbuta Henriques Baissesse (Staline Amin B.Y) e Mário Ngonga; da Huíla, Manuel Amante Camilo Barreira, Naguy Tunguila e Gervásio Jai Lubango; do Namibe, Alfredo Tchandala Calunamba (Calunamba Arte); e de Luanda, a cidade anfitriã do ResiliArt Angola, Hermenegildo Kindala, curador da UNAP – União Nacional de Artistas Plásticos. Cada artista foi convidado a retratar uma personalidade-chave envolvida na implementação do FRESAN – Vice-Governadores e gestores dos parceiros de implementação – como forma de prestar homenagem à dedicação e ao profissionalismo de quem tornou possível este esforço colectivo.  

As obras entregues por Rosário Bento Pais, Embaixadora da União Europeia em Angola, traduzem, de forma visual e profundamente simbólica, o reconhecimento da importância do Programa FRESAN. Cada uma delas representa, com traço realista, o rosto de quem esteve na linha da frente deste esforço colectivo – uma verdadeira homenagem, expressa através da arte. O pano de fundo destas obras é composto por tecidos reciclados provenientes da comunidade escolar da Escola Americana de Luanda – um mosaico de rostos e histórias que espelha a diversidade social de Angola. Nas telas oferecidas, cada rosto homenageado torna-se uma obra de arte única, inserida num tecido social real e representativo.  Estas telas são mais do que arte – são gestos de memória, de gratidão e de continuidade, mas, acima de tudo, são um testemunho visual do impacto humano e institucional que o FRESAN deixou no tecido social de Angola. São o símbolo de uma parceria que transformou vidas – e que continuará a inspirar novos caminhos. 

Na entrega das obras aos Vice-Governadores para o Sector Político, Social e Económico das províncias do Cunene – Apolo Ndinoulenga; da Huíla – Maria João Chipalavela; e do Namibe – Abel do Rosário Kapitango, Rosário Bento Pais afirmou que “o Programa FRESAN nasceu de uma parceria sólida entre a União Europeia e o Governo de Angola, com o objectivo de fortalecer a resiliência das comunidades do sul do país, enfrentando os impactos severos das alterações climáticas e da insegurança alimentar.  

Hoje, mais do que números ou relatórios, celebramos o impacto humano e social que essa cooperação gerou ao longo dos anos”. Acrescentou que, “ao entregarmos estes retratos, pretendemos deixar um registo permanente de reconhecimento e gratidão – uma memória que, acreditamos, transcende o tempo e o papel formal das funções. Muito obrigada pela vossa liderança, compromisso e parceria”. 

Ao entregar as respectivas obras aos quatro co-gestores – a Coordenadora-Geral FRESAN/Camões, I.P., Patrícia Carvalho; o Coordenador FRESAN/FAO, César Pakissi; o Coordenador FRESAN/PNUD, João Neves; a Coordenadora-Geral do Projecto CRESCER/FRESAN pelo Vall d’Hebron, Elena Trigo – Rosário Bento Pais expressou, “em nome da União Europeia, o mais profundo apreço pelo vosso trabalho incansável, pela vossa dedicação e pela vossa resiliência ao longo de todos estes anos de implementação do Programa FRESAN. Vocês foram os rostos visíveis e invisíveis de uma missão exigente, sensível e transformadora. Estiveram no terreno, escutaram as comunidades, adaptaram-se a desafios complexos e fizeram acontecer”. Com estas obras, a União Europeia “presta um tributo sincero ao vosso papel determinante na execução do FRESAN. São rostos que contam uma história de trabalho árduo, compromisso social e transformação concreta no Sul de Angola. Através desta entrega simbólica, reiteramos a nossa confiança, gratidão e reconhecimento pelo percurso que fizemos juntos e pelos legados que construímos em parceria”. 

Data: 16 de Julho de 2025 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *