Fonte: Angop (27/06/2025)
Moçâmedes – O Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA) e um grupo de agricultores, na província do Namibe, receberam quinta-feira, em Moçâmedes, inputs agrícolas e motorizadas de três rodas (Kaleluia), no quadro do programa de Fortalecimento da Resiliência e da Segurança Alimentar e Nutricional em Angola (FRESAN).
Durante o acto, o coordenador adjunto do projecto FRESAN, Camões, I.P, Juan Molina, referiu que a entrega dos meios visa melhorar as condições de trabalho dos agricultores e contribuir no aumento da produção.
Informou que, no âmbito deste projecto, foram implementados, nos últimos anos, 73 escolas de campo a nível da província, sendo que os melhores alunos foram integrados no grupo de agricultores beneficiados pelos meios.
Na ocasião, a vice-governadora do Namibe para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas, Ema Silva, afirmou que os meios vão facilitar o escoamento dos produtos do campo para as comunidades, bem como a mobilidade dos agricultores.
Neste quadro, reafirmou o compromisso do Governo Provincial do Namibe na dinamização do sector agrícola, considerando ser uma das melhores vias para reduzir as desigualdades, travar o êxodo rural e fomentar o comércio.
Ema da Silva reconheceu a resiliência dos operadores do sector, que, apesar das dificuldades provocadas pelas alterações climáticas, têm abastecido o mercado com produtos essenciais de qualidade.
Por sua vez, o representante do IDA, Chavier Abrantes, informou que a instituição prestou apoio metodológico ao FRESAN para consolidar as acções, assegurar o alcance de resultados e tornar o programa sustentável para facilitar a transferência de tecnologias aos agricultores.
Entretanto, numa mensagem de agradecimento, os camponeses realçaram a aprendizagem de novas técnicas de cultivo e o reforço de meios para a dinamização do comércio rural e a geração de rendimentos para as famílias.
O Programa FRESAN é uma iniciativa do Governo de Angola, financiado pela União Europeia e co-gerida pelo Camões, I.P. VR/FA/MCN