A EEAN – Estação Experimental Agrícola do Namibe acolheu dia 21 de Novembro a entrega de 3,55 toneladas de sementes melhoradas de ciclo curto ao Programa FRESAN (iniciativa do Governo de Angola com financiamento da União Europeia). As sementes resultam de investigação desenvolvida pelo Instituto de Investigação Agronómica (IIA) em colaboração com o Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA), instituições apoiadas no âmbito do reforço institucional FRESAN/Camões, I.P. Nesta remessa foram incluídos 2.450 quilogramas (kg) de milho (variantes ZM523y e ZM523), 1.000 kg de massambala (variantes SAV2, SAV22, SAV15, SAV6, SAV18, SAV7 e SAV19), bem como 100 kg de massango (variante Okashana-S).
Ao introduzir variedades capazes de resistir a factores bióticos e abióticos, como a seca, elevadas temperaturas, pragas e doenças, procura-se reforçar a produção agrícola no Sul de Angola, região semi-árida marcada por fortes constrangimentos climáticos e recursos hídricos limitados. As novas sementes certificadas apresentam ainda características inovadoras (como protecção contra aves no caso do massango; ou um ciclo genético mais curto para o milho, reduzindo o período de seis para apenas três meses), o que permitirá aos produtores iniciarem a campanha agrícola de 2024-2025 em melhores condições.
Na cerimónia de entrega, o engenheiro Óscar Morais, ponto focal do IIA para o FRESAN, explicou que “apresentamos duas variedades de milho e várias de massambala, todas de ciclo curto, adequadas às condições climáticas destas regiões. Graças a esta introdução de material melhorado, acreditamos que será possível minimizar os efeitos das mudanças climáticas e combater a fome e a pobreza nas comunidades do Sul de Angola”.
Juan Molina, coordenador-adjunto do FRESAN/Camões, I.P., reforçou a importância do trabalho conjunto: “este é o resultado de uma colaboração entre o IIA, o IDA e os serviços rurais do Estado angolano. As sementes, já testadas e aprovadas, serão disseminadas para apoiar os agricultores locais, garantindo melhores condições no próximo ano agrícola”.
Data: 26 de Novembro de 2024