O Programa FRESAN (iniciativa do Governo de Angola financiada pela União Europeia) uniu esforços com o Governo do Cunene para impulsionar a Campanha Agrícola 2024/2025. Tal envolve o apoio a milhares de famílias rurais com o fornecimento de recursos essenciais para que possam enfrentar os desafios das alterações climáticas e no sentido de promover a segurança alimentar na região.
No lançamento oficial da campanha, a 15 de Novembro na localidade de Onawa, município do Cuvelai, foram distribuídas 16,6 toneladas de sementes. Até ao final da campanha, a 6 de Dezembro, o FRESAN prevê entregar um total de 53.280 toneladas em toda a província do Cunene.
Durante a cerimónia, Carlos Ndanyengondunge, director do Gabinete da Agricultura, Pecuária e Pescas do Cunene, ressalvou como “a valorização da produção agrícola no sector familiar está a contribuir significativamente para a redução da fome e para a garantia da segurança alimentar e nutricional das famílias”; sector que, acrescentou, é estratégico para o desenvolvimento da província, devido ao seu potencial para gerar rendimento e melhorar a vida das comunidades. O responsável enalteceu a parceria entre o Governo do Cunene e o FRESAN, destacando o apoio com 53,4 toneladas de sementes diversas e a disponibilização de 4.234 tambores metálicos de 200 kg para uma boa conservação dos cereais. Com o intuito de facilitar o escoamento e a comercialização dos produtos do campo, o FRESAN vai fornecer ainda 27 motorizadas de três rodas, conhecidas localmente como caleluias. Este apoio reforça a capacidade dos agricultores para manter reservas seguras de sementes e alimentos e para alcançar mercados mais amplos.
Nos municípios de Cahama, Cunhama, Curoca, Cuvelai e Ombadja, cada grupo de agricultores recebe 50 kg de milho, 50 kg de massango, 50 kg de massambala e 50 kg de feijão; enquanto cada agricultor individual recebe 10 kg de milho biofortificado e 10 kg de massango, acompanhados por fichas técnicas ilustradas. Estes materiais explicam como plantar culturas adaptadas às condições climáticas, promovendo práticas agro-ecológicas e aumentando a resiliência das famílias às adversidades ambientais.
O apoio do FRESAN à Campanha Agrícola nas províncias do Cunene, da Huíla e do Namibe tem como meta beneficiar 4.290 agregados familiares de 243 comunidades, ao promover o fortalecimento dos bancos comunitários de sementes e garantindo reservas para sementes e alimentos. Além disso, o Programa visa consolidar iniciativas de transformação e geração de rendimento nas Escolas de Campo Agrícolas (ECA) apoiadas pelo FRESAN/Camões, I.P., reforçando a resiliência das comunidades e promovendo práticas agrícolas mais sustentáveis.
Data: 18 de Novembro de 2024