Grandes projectos são feitos com grandes pessoas: consulte aqui as oportunidades.

Grandes projectos são feitos com grandes pessoas: consulte aqui as oportunidades.

Exposição fotográfica FRESAN/Camões, I.P. na Feira do Tomate em Moçâmedes

Moçâmedes, no Namibe, transformou-se no epicentro da agricultura angolana, ao acolher a primeira edição da Feira do Tomate no início de Novembro. Organizada pela Administração Municipal de Moçâmedes, a feira celebrou este produto essencial na gastronomia do país, e contou com uma exposição fotográfica do FRESAN num dos seus stands, onde os visitantes puderam observar soluções inovadoras nas áreas de segurança alimentar e nutricional, incluindo gestão da água, agricultura sustentável, pastorícia e reforço institucional.

Durante os quatro dias do evento o stand do Programa FRESAN (uma iniciativa do Governo de Angola financiada pela União Europeia, co-gerida e co-financiada pelo Camões, I.P.) atraiu inúmeros visitantes. Entre as personalidades presentes, de destacar o vice-governador para o Sector Político, Social e Económico do Namibe, Abel Kapitango, e o administrador municipal adjunto de Moçâmedes, Humberto Mutyete.

Abel Kapitango enalteceu, no discurso de abertura, o esforço dos agricultores locais, apelidando-os de “verdadeiros guerrilheiros”. E, com entusiasmo, afirmou que “a nossa região, apesar de todo o potencial que tem, enfrenta ainda muitas dificuldades no que concerne a água. A aquisição de equipamentos, fertilizantes e sementes é cara, e atingir os níveis de produção que vocês alcançam é, de facto, algo que merece ser celebrado”. Destacando a importância do tomate, o vice-governador reconheceu o papel do Namibe no contexto nacional: “é das poucas regiões que vai abastecer o mercado nacional com tomate, indispensável à mesa dos angolanos, e isso merece a nossa celebração”. E fez “um apelo para que este evento não fique por aqui. Que os produtores de tomate se apropriem desta iniciativa e façam da realização deste evento a vossa feira, a vossa festa, a festa dos produtores de tomate”.

O stand FRESAN/Camões, I.P., além das fotografias que conferem uma visão abrangente do impacto das intervenções do Programa, proporcionou aos visitantes a oportunidade de consultar os boletins de “Receitas à Mwangolé”, as Fichas Técnicas Agrícolas e Veterinárias Ilustradas e outros recursos técnicos. Estes materiais didácticos enriqueceram a experiência dos participantes, promovendo o conhecimento e a partilha de boas práticas do Programa FRESAN.

Data: 13 de Novembro de 2024

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *