As actividades de campo no município da Jamba, Huíla, da pesquisa operacional implementada pelo CRESCER, o estudo MuCCUA, contaram com 16 participantes especiais. Os três universitários vencedores do “Concurso Científico” realizado durante o I Encontro Angolano de Divulgação Médico-Científica (organizado pelo NICESA – Núcleo de Investigação Científica dos Estudantes de Saúde de Angola), bem como alunos de medicina da UAN – Universidade Agostinho Neto e de odontologia da UPRA – Universidade Privada de Angola, tiveram a oportunidade de participar no acampamento MuCCUA/CRESCER, no final de Setembro/início de Outubro.
Estas acções no terreno visam proporcionar aos alunos de ciências da saúde experiência prática sobre a implementação de estudos científicos em Angola, e assim impulsionar a vertente investigadora nos futuros cientistas do país.
Acolhidos pelo parceiro académico do consórcio, a UMN – Universidade Mandume Ya Ndemufayo), os universitários puderam debater entre si o papel do estudante de ciências da saúde na pesquisa de terreno, e constatar os trabalhos de campo junto de investigadores, estudantes e ADECOS – Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário. Com a integração de estagiários na pesquisa estamos mais perto de encontrar soluções junto da academia para os desafios das nossas comunidades.
O projecto CRESCER é a IV componente do Programa FRESAN (iniciativa do Governo de Angola financiada pela União Europeia), que trabalha para o fortalecimento da segurança alimentar e nutricional no sul do país desde 2018. A pesquisa médica é uma componente em destaque, cujo intuito é identificar intervenções de alto impacto na prevenção da desnutrição crónica infantil, orientando para futuras acções no contexto angolano.
Data: 29 de Outubro de 2024