Fonte: Angop (25/10/2024)
Humpata – Nove toneladas de sementes de milho, massango e feijão foram distribuídas hoje, sexta-feira, a 19 associações de agricultores, pelo programa de Fortalecimento da Resiliência e da Segurança Alimentar e Nutricional (FRESAN), para o reforço do banco comunitário e da Campanha Agrícola.
As sementes distribuídas fazem parte de um global de 54 toneladas que o FRESAN está a entregar na Huíla, para apoiar mais de 100 associações agrícolas em seis municípios, nomeadamente Caconda, Caluquembe, Chicomba, Gambos, Humpata e Chibia, sendo os dois últimos já contemplados.
Para a beneficiária Francisca Nculungo, que pertence numa associação de 31membros, a trabalhar uma extensão de 3.8 hectares, manifestou que com a semente recebida vão melhorar a produção, pois têm colhido meia tonelada de milho, mas projecta triplicar com o apoio.
Já outra associada, Maria Germana, referiu ter stock de sementes de milho e batata e com a quantidade recebida vai aumentar, solicitando reforço em meios de tracção, dado que trabalha mais de três hectares de forma manual.
Ao intervir no acto da entrega das sementes, o coordenador adjunto do FRESAN, Juan Molina, destacou serem 19 grupos de agricultores de escolas de campo apoiadas pelo programa e acompanhadas pelo Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA).
Declarou que as sementes vão beneficiar ao todo perto de 300 agricultores familiares no município da Humpata, um apoio que vem reforçar com os factores de produção aos agricultores para puderem ter um ano agrícola produtivo, que garante os níveis de segurança alimentar e nutricional da comunidade.
Questionado sobre a visão do FRESAN, na questão das chuvas que tendem a tardar, ressaltou que as alterações climáticas são um facto e há necessidade de adaptar-se a elas, daí estar-se a distribuir sementes resistentes a um período longo de estiagem.
Fez saber que o FRESAN, na região sul, englobando as províncias da Huíla, Namibe e Cunene, pretende no presente ano agrícola entregar mais de 150 toneladas de sementes para beneficiar ao todo 242 associações de agricultores.
EM/MS