Fonte: Angop (16/10/2024)
Chibia – Mais de duas mil famílias das localidades do Caculuvale e Tchaungo, no município da Chibia, província da Huíla, contam, desde terça-feira, com os seus primeiros sistemas de abastecimento de água potável, com capacidade de bombear 10 mil litros/hora.
Os sistemas construídos em seis meses, estão orçados em 20 milhões de kwanzas, cada, estando neles acoplados lavandaria e bebedouro para o gado e foram disponibilizados pela ONG Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA).
A doação enquadra-se no projecto Ehole, financiado pelo Programa de Fortalecimento da Residência Alimentar e Nutricional em Angola (FRESAN), através do Instituto Camões.
Trata-se dos primeiros sistemas de abastecimento de água nas referidas localidades. O da aldeia de Caculuvale vai beneficiar mais de 700 famílias e a de Tchaungo mil e 300.
Ao falar em nome da comunidade do Caculuvale, Mariana Domingos, assinalou que o ponto de água vem dar resposta à uma necessidade “gritante” que assolava a população e cumpre a máxima de Agostinho Neto de que “O mais importante é resolver os problemas do povo”.
Já Carlos Candeeiro, em nome da população do Tchaungo, agradeceu o sistema que vem ajudar a comunidade a ter água adequada para o consumo, sem percorrer grandes distâncias a busca do líquido no rio.
Por sua vez, o administrador da Chibia, Sérgio da Cunha Velho, salientou que a água é o bem mais precioso que existe para as populações, pelo que enalteceu a parceria entre a administração e as organizações não-governamentais para mitigar os problemas das comunidades.
Já o coordenador do Ehole, Anivaldo Pena, sinalizou que a falta de água potável era um dos principais problemas que as comunidades viviam, tanto para o consumo das famílias, como para o gado, assim como limitava a prática da horticultura, daí que o projecto, por via do FRESAN, ofereceu os sistemas.
Salientou que tal investimento vem ajudar a mitigar o problema das duas áreas e a ADRA prevê continuar a trabalhar com a administração local no desenvolvimento de outras acções nas referidas circunscrições.
O plano de acção da ADRA, disse o activista, contempla a capacitação na linha das escolas de campo, a disponibilização de insumos, incentivo à actividade pecuária e formação de tratadores de gado.
O projecto Ehole é implementado nos municípios da Humpata, Chibia e Gambos, beneficiando cinco mil 381 produtores agro-pastoris tradicionais, mediante um financiamento de um milhão 324 mil 852 euros. EM/MS