Grandes projectos são feitos com grandes pessoas: consulte aqui as oportunidades.

Grandes projectos são feitos com grandes pessoas: consulte aqui as oportunidades.

Reposto abastecimento de água potável em Omufito Unene

Fonte: Angop (14/10/2024)

Ondjiva – Três mil e 973 habitantes da localidade de Omufitu Unene, município do Cuanhama, província do Cunene, voltaram a consumir água potável esta segunda-feira, depois da recuperação do único sistema de abastecimento de água na zona, que havia sido vandalizado em 2023.

O sistema, devidamente reabilitado, tem 19 metros de profundidade, nível estático de cinco e dinâmico de 14 metros, capacidade para bombear dois mil e 800 litros por hora, quatro torneiras, um chafariz e um bebedouro para o gado.

Implantado na comunidade da família Haidingili, integrada por 62 membros que padecem de má formação congénita, o projecto vai beneficiar igualmente as aldeias de Okapanda e Oongo la Ndilokelwa, cuja população local percorria 15 quilómetros para obter o precioso líquido.

Na ocasião, o coordenador dos projectos da ONG Development Workshop (DW), Nasso Soares, realçou que o sistema faz parte da reabilitação de 36 furos, dos quais 31 já concluídos e entregues às comunidades.

Nasso Soares informou que os furos estão distribuídos pelos municípios do Cuanhama com 13, Ombadja 11, enquanto a Cahama e Cuvelai com seis furos cada.

Por seu turno, o administrador municipal do Cuanhama, José Kalomo, enfatizou que a reabilitação deste pequeno sistema, enquadrado no projecto Água e Saneamento, demonstra a preocupação do Governo em resolver a escassez de água nas comunidades.

“Estas populações têm percorrido longas distâncias na busca de água em Ondjiva e outras nas chimpacas de Makolongogo, mas agora têm o problema resolvido, sobretudo as famílias com má formação congénita”, realçou.

José Kalomo enalteceu a parceria com o FRESAN, através da DW, encarregue na reabilitação de furos nas zonas mais afectadas pela seca no município.

Já o soba da povoação de Oshitumba, Lúcio Ndakoyapo, agradeceu a iniciativa da DW, visto que o sistema estava paralisado devido a vandalização das placas e das bombas por elementos desconhecidos.

Lúcio Ndakoyapo fez saber que a nível da localidade está criado um grupo comunitário para o acompanhamento e gestão do sistema, para não ser novamente danificado.

O projecto Água e Saneamento,  iniciado em 2022 e com término previsto para Janeiro de 2025, conta com um orçamento de um milhão e 600 mil euros ( Um Euro equivale a cerca de Mil Kwanzas), para as componentes de gestão comunitária e a reabilitação de 36 furos no Cunene. PEM/LHE/SEC

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *