Grandes projectos são feitos com grandes pessoas: consulte aqui as oportunidades.

Grandes projectos são feitos com grandes pessoas: consulte aqui as oportunidades.

Programa de Desenvolvimento está direcionado ao capital humano – diz ministro de Estado

Fonte: Angop (21/08/2024)

Luanda​ – O Plano de Desenvolvimento Nacional 2023-2027​ está focado no impacto das acções para desenvolver o capital humano e elevar os níveis de segurança alimentar, informou ​nesta quarta-feira,​ em Luanda,  o ministro de Estado para Coordenação Económica, José de Lima Massano. 

O governante prestou o esclarecimento na reunião do Conselho da República, ao abordar a visão e prioridades da estratégia do Executivo sobre a questão da segurança alimentar em Angola e produção nacional. 

Segundo José Massano as acções do Executivo permitirão o acesso a uma alimentação equilibrada, aumento da produção nacional e do emprego, colocando o país menos dependente do ​exterior, e reduzir as desigualdades sociais​. 

A​ngola 2050

Na visão do ministro de Estado, o desenvolvimento de um economia  diversificada e próspera, com​ ênfase nos sectores da agricultura, pecuária, pescas, florestas, indústria transformadora, recursos minerais e turismo, é um dos eixos da estratégia de longo prazo, “Angola 2050”. 

Neste contexto, realçou ​que o Executivo tem vindo a implementar acções concretas para o desenvolvimento dos sectores da agricultura, pecuária e pescas, como motor para desenvolver a economia e garantir a segurança alimentar no país. 

As medidas do Governo visam apoiar as populações mais car​enciadas​, enquanto não se atinge o nível de desenvolvimento da economia capaz de sustentar adequadamente a maior parte da população. 

Explicou que no país estão a ser devolvidas iniciativas com vista a elevar os níveis de segurança alimentar e nutricional. 

Nesta esteira​, informou que cerca de 1,2 milhões de famílias têm recebido apoio técnico para aumentar os níveis de produtividade, suportadas por aproximadamente ​sete mil ​escolas de ​campo.  

Clarificou ainda que no sector empresarial de pequena dimensão foram apoiados 400 produtores no âmbito do programa de desenvolvimento da agricultura comercial  nas províncias do Cuanza​-Sul, Cuanza​-Norte,  Huambo, Bié, Huíla e Malanje. 

Lembrou que para combater os ​efeitos da seca​, no sul de Angola, o Executivo tem vindo a desenvolver um conjunto de acções estruturantes, com realce para o canal do Cafu, barragens do Ndue, Calucuve e Cova do Leão, na província do Cunene. 

FRESAN

​Por outro lado, citou o Programa de Fortalecimento da Resiliência e Segurança Alimentar e Nutricional em Angola​ (​FRESAN)​ que tem como objectivo contribuir para a redução da fome, pobreza​, vulnerabilidade ​, insegurança alimentar e nutricional . 

​”Até à data, foram beneficiadas cerca de 600 mil pessoas, no Cunene, Hu​íla e Namibe​”, esclareceu. 

O FRESAN beneficiou já 1,6 milhões de agregados familiares com transferências sociais monetárias  e 32 mil famílias asseguradas com cestas básicas de alimentos. 

Na sua explanação aos membros do Conselho da República sobre segurança alimentar no país, José de Lima Massano falou também do aumento e evolução recente da produção nacional, nos sectores da agro-pecuária, das pescas e estabilidade de preços.

O Conselho da República é o órgão de consultas do Presidente da República que analisa questões sobre a situação política, económica, social e de segurança nacional.

Integram o Conselho da República, a Vice-Presidente da República, ​os presidente​s da Assembleia Nacional, do Tribunal Constitucional​ e Procurador-Geral da República.

Fazem igualmente parte, o provedor de Justiça, os líderes dos partidos políticos com assento na Assembleia Nacional, ​e figuras convidadas pelo Titular do Poder Executivo.

As reuniões do Conselho da República são convocadas pelo Presidente ​da República quando há necessidade de discutir questões cruciais ​em prol da Nação. 

Embora suas recomendações não sejam vinculativas, elas desempenham um papel significativo na formação das decisões políticas do país, fornecendo ao Presidente uma visão abrangente das diversas opiniões e preocupações dos diferentes segmentos da sociedade. AFL​/VIC

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *