Fonte: Angop (15/08/2024)
Cuvango – Trinta e nove técnicos de estatística e responsáveis de unidades sanitárias do município do Cuvango, província da Huíla, estão a ser capacitados para a gestão do Sistema de Informação Sanitária Distrital, versão 2 (DHIS2), na vertente de nutrição, a fim de melhorar a qualidade da informação na plataforma.
Trata-se da primeira acção formativa que o município recebe sobre a plataforma DHIS2, que está a ser promovida pelo programa de Fortalecimento da Resiliência, da Segurança Alimentar e Nutricional em Angola (FRESAN) em parceria com o Gabinete Provincial da Saúde na Huíla, através do Departamento de Saúde Pública e Controlo de Endemias, com duração de três dias e termina quinta-feira.
Ao falar do assunto, nesta quarta-feira, o supervisor provincial de Nutrição, do Departamento de Saúde Pública e Controlo de Endemias da Huíla, Adilson Pedro afirmou que a ideia é que depois da formação, os técnicos consigam fazer a inserção correcta das informações ligadas a malnutrição na perspectiva da plataforma.
Explicou tratar-se de uma plataforma nacional de inserção de dados que faz uma leitura inserida já através das unidades sanitárias e que tem acesso todos aqueles intervenientes na área da saúde, ajudando na recolha, tratamento, análise, geração de relatórios e disseminação de dados sobre a saúde no país.
Destacou a necessidade de se trabalhar com as comunidades para fortalecer a segurança alimentar das comunidades, assim no incentivo da criação de hortas familiares para ajudar promover a produção dos alimentos básicos, essenciais para promover saúde.
O município do Cuvango registou no primeiro semestre do ano em curso 426 casos de malnutrição aguda, sendo 196 internados com complicações, destes 12 foram a óbito, tratando-se de crianças menores de cinco anos.
O Sistema de Informação Sanitária Distrital, versão 2 (DHIS2) é uma plataforma, que esta a ser implementada no país desde 2018 pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em parceria com o Ministério da Saúde, com a finalidade de fortalecer o sistema, através da melhoria do sistema de gestão da informação, do reforço da gestão de compras e suplementos, bem como da capacitação dos recursos humanos do sector.