Fonte: Angop (13/05/2024)
Ombadja – Mil e 768 habitantes da comuna de Naulila, município de Ombadja (Cunene), beneficiam, desde sábado, de água potável, com a entrada em funcionamento de três sistemas de abastecimento deste precioso líquido, no âmbito do Programa de Fortalecimento da Resiliência da Segurança Alimentar e Nutricional em Angola (FRESAN).
Os sistemas de captação de água, instalados nas localidades de Kankonda, Tchipeque e Tchipulo, são suportados por quatro painéis solares cada e têm capacidade para bombear cinco mil litros por hora.
Além destes projectos comunitários foram ainda entregues quatro novos tanques reservatórios de betão, com capacidade de armazenamento de 30 mil litros de água, e três bebedouros para beneficiar quatro mil e 768 cabeças de gado, avaliados em 220 milhões de kwanzas.
Os projectos são subvencionados pelo Instituto Camões e contam com o financiamento da União Europeia.
Ao intervir no acto, o coordenador adjunto do FRESAN no Cunene, Juan Molina, disse que o objectivo é melhorar o acesso das populações à água potável, sobretudo aquelas afectadas pelo fenómeno da seca.
Informou que até ao momento já foram construídos cerca de 200 pontos de água no Cunene, que estão a minimizar os efeitos da seca nas localidades mais distantes do canal do Cafu.
Por seu turno, a administradora municipal de Ombadja, Elizeth Mwamelongi, manifestou-se satisfeita com a entrega dos sistemas de água à população, sublinhando que vai minimizar o problema da carência do precioso líquido na região.
“Estamos muitos satisfeitos, pois os habitantes destas localidades e o seu gado percorriam longas distâncias para ter acesso à água no rio Cunene, onde algumas pessoas são atacadas mortalmente por jacarés”, salientou.
Lançado em 2018, o FRESAN tem o valor global de 64 milhões de euros, financiado pela União Europeia.
A iniciativa faz parte de um esforço conjunto da União Europeia, Instituto Camões e o Governo de Angola para promover a sustentabilidade da agricultura familiar, segurança alimentar e nutricional, sobretudo em comunidades.
O mesmo tem como o objectivo contribuir para a redução da fome, pobreza e vulnerabilidade à insegurança alimentar e nutricional, através do fortalecimento sustentável da agricultura familiar, nas províncias do Cunene, Huila e do Namibe.
Com o prazo de execução até Agosto de 2024, o projecto está a intervir em quatro componentes temáticas, nomeadamente a agricultura familiar sustentável, melhoria da nutrição e acesso à água, reforço institucional e o ensaio clínico/pesquisa sobre desnutrição crónica.
Com um universo de 394 mil e 964 habitantes, o município de Ombadja dista a 98 quilómetros da cidade de Ondjiva e está dividido pelas comunas de Xangongo (sede), Humbe, Naulila, Mucope e Ombala Yo Mungo.PEM/LHE/MCN