Fonte: Angop (11/05/2024)
Ombadja – O embaixador da Noruega em Angola, Bjornar Dahl Hotvedt, manifestou-se, sexta-feira, satisfeito com o nível de execução de projectos financiados pelo seu governo, em curso no município de Ombadja, província do Cunene.
Trata-se de acções ligadas à componente de água, agricultura e nutrição, no quadro do Projecto de Fortalecimento de Resiliência e da Segurança Alimentar e Nutricional (FRESAN).
Em declaração à imprensa, o embaixador disse que a visita de trabalho serviu para averiguar os investimentos ligados à construção de cisternas calçadão e hortas comunitárias, bem como outras áreas que possam ser exploradas no futuro.
Reafirmou o compromisso contínuo do reforço da cooperação entre os dois países, onde o seu governo dará apoio à Igreja da Noruega e alguns parceiros locais, para se alcançar melhores resultados em prol do bem-estar das famílias.
“Os níveis de cooperação bilateral em Angola existem nos vários programas e notamos que a sua implementação decorre de forma satisfatória, o que nos incentiva a trabalhar ainda mais para reforçar as parcerias”, afirmou.
Durante a sua estada de quatro dias no Cunene, o diplomata trabalhou nos municípios do Cuanhama, Ombadja e Namacunde, onde manteve encontros com as autoridades da província e parceiros como o FRESAN e ADRA.
Já o coordenador para Acção do Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA), em Ombadja, Francisco Macedo, disse que vão executar, até Agosto de 2024, 60 cisternas calçadão, para facilitar o acesso à água às comunidades rurais agro-pastoris, com tecnologias adaptáveis a nível local.
Fez saber que a organização está implementar em diferentes aldeias 11 lavras comunitárias, mediante a distribuição de sementes e outros materiais para o incremento da produção, assim como atribuição de pintos a 25 mulheres para criação de galinhas e a atribuição de fundo rotativo.
Francisco Macedo explicou que, fruto da construção da cisterna calçadão na localidade de Oshauio, 480 famílias deixaram de percorrer longas distâncias para o acesso ao consumo da água potável.
Entretanto, o financiamento prevê a construção de 80 cisternas de aprovisionamento e armazenamento de água pluviométrica, denominadas “cisternas calçadão”, sendo 60 cisternas em Ombadja e 20 na Cahama.
O projecto, em curso desde Dezembro de 2021, vai beneficiar sete mil e 994 pessoas, das comunas de Ombala yo Mungo, Naulila (Ombadja) e Uia (Cahama-sede).
Orçado em um milhão e 499 mil euros, o projecto é financiado pela União Europeia e co-financiado pela Ajuda das Igrejas da Norueguesa, no âmbito do programa de Fortalecimento de Resiliência da Segurança Alimentar e Nutricional em Angola (FRESAN). PEM/LHE/ART