Fonte: Jornal de Angola (20/04/2024)
O embaixador de Portugal em Angola, Francisco Alegre Duarte, assegurou, sexta-feira, em Luanda, que a cooperação com Angola no domínio da Defesa é um eixo fundamental da relação bilateral.
Francisco Alegre Duarte, que teceu estas declarações à margem do seminário sobre o tema “Revolução de Abril, ponto de viragem do relacionamento entre os povos de Portugal e Angola”, considerou este domínio como sendo estratégico e de soberania, que aproxima as estruturas militares dos dois países.
“A profundidade desta relação deve muito aos nossos militares, que todos os dias trabalham no terreno, promovendo a troca de experiências e desenvolvendo acções de capacitação”, disse.
Ainda de acordo com o embaixador, Angola e Portugal são firmes defensores do Direito Internacional e do “papel insubstituível” da ONU.
Francisco Alegre Duarte disse que o Conselho de Segurança da ONU carece de uma reforma que reflicta a nova realidade mundial e que consagre uma justa representação do continente africano.
Combate à pobreza
Sobre o programa de Fortalecimento da Resiliência e da Segurança Alimentar e Nutricional em Angola (FRESAN), o diplomata português referiu que o mesmo tem por objectivo reduzir a fome, a pobreza e a vulnerabilidade das comunidades afectadas pela seca, bem como as alterações no Sul do país, com destaque nas províncias do Cunene, Huíla e Namibe.
De acordo com Francisco Alegre Duarte, o programa FRESAN, financiado pela União Europeia, com cerca de 65 milhões de euros, tem feito a diferença para melhor, com progressos tangíveis, graças à boa articulação com o Governo angolano.
O diplomata realçou que a aposta na Escola Portuguesa de Luanda é uma verdadeira ponte entre Angola e Portugal.
Francisco Alegre Duarte salientou que a referida escola tem se consolidado como uma referência de estabilidade e qualidade no ensino, acolhendo, actualmente, 2.100 alunos.
Construção de novo Consulado Geral
O embaixador de Portugal em Angola anunciou o lançamento das obras para a construção do novo Consulado Geral, em Benguela, que deverá ocorrer dentro em breve.
A par do lançamento das obras para a construção do novo Consulado, revelou, igualmente, para breve, a construção de uma nova Escola Portuguesa na cidade do Lubango.
“Este pode ser um passo importante para muitas famílias na província da Huíla, com impacto, também, no reforço da presença empresarial no Lubango”, referiu.
Francisco Alegre Duarte informou que o Consulado Geral de Portugal em Luanda é o maior centro emissor de vistos de toda a rede diplomática.
Neste contexto, ressaltou que o Acordo de Mobilidade da CPLP, assinado em Luanda, a 17 de Junho de 2021, é uma peça fundamental para incrementar a circulação de pessoas no espaço da CPLP e consolidar as relações de cooperação e amizade entre os Estados-membros, reforçando a dimensão da cidadania da CPLP.