O Workshop Nacional de Actualização e Validação Técnica do Material Pedagógico sobre Atenção Integrada às Doenças da Infância (AIDI) decorreu em Luanda de 25 a 28 de Março, sob a liderança da DNSP – Direcção Nacional de Saúde Pública do MINSA – Ministério da Saúde de Angola. A iniciativa teve como meta validar o material pedagógico sobre AIDI (abordagem integrada para a sobrevivência, o crescimento e o desenvolvimento infantil, que tem como objectivo a redução da mortalidade em crianças menores de cinco anos, para além da melhoria da qualidade, da eficácia e da eficiência dos serviços de saúde), com informações padronizadas e actualizadas, baseadas nos protocolos nacionais e nas directrizes de referência mais recentes nas áreas de conhecimento em AIDI.
A acção, apoiada pelo Programa FRESAN (iniciativa do Governo de Angola financiada pela União Europeia, co-gerida e co-financiada pelo Camões, I.P.), foi presidida pelo chefe do Departamento de Cuidados Primários de Saúde na Direcção Nacional de Saúde Pública, Ketha Francisco, e pelo presidente da SAP, Francisco Domingos. E reuniu mais de 30 participantes em representação de dez províncias, entre os quais se encontravam médicos especialistas em pediatria, formadores nacionais em AIDI e parceiros de saúde infantil/nutrição.
Durante a sessão de abertura a equipa FRESAN/Camões, I.P. realçou que “o contributo do Programa FRESAN no âmbito da AIDI vem já desde a 1.ª edição da formação intensiva de profissionais de saúde em AIDI e Nutrição, que decorreu de Setembro de 2021 a Fevereiro de 2022, e na qual foram alvo de capacitação um total de 318 técnicos de saúde nas províncias do Cunene, da Huíla e do Namibe”. Foi acrescentado que, ainda em 2022, “foi implementada novamente a mesma formação intensiva, dirigida aos supervisores provinciais e municipais do Programa de Saúde Infantil e Nutrição, incluindo os supervisores dos Gabinetes Provinciais de Saúde e das Direcções Municipais de Saúde dos 17 municípios [abrangidos pelo] FRESAN, com o intuito de melhorar a prática em saúde infantil e nutrição e garantir a qualidade dos serviços de saúde da criança, ao nível provincial e municipal”.
Relativamente ao último ano, a equipa FRESAN/Camões, I.P. destacou o apoio técnico na revisão do material pedagógico AIDI, que resultou na actualização técnica das Apresentações Nacionais AIDI. Este material será integrado no plano de formação correspondente, a ser disseminado pelo país conforme o objectivo e o plano anual de trabalho 2024 do Programa Nacional de Saúde Infantil da DNSP-MINSA.
Este workshop representa, assim, mais um passo importante no fortalecimento do sistema de saúde infantil em Angola, demonstrando o compromisso das autoridades e parceiros em melhorar a qualidade da atenção à saúde das crianças em todo o país.
Data: 4 de Abril de 2024