Estudantes de medicina e de enfermagem da UMN – Universidade Mandume Ya Ndemufayo – parceiro do projecto CRESCER (inserido no Programa FRESAN) – apresentaram a pesquisa operacional contra desnutrição crónica infantil Estudo MuCCUA no I Encontro Angolano de Divulgação Médico-Científica, organizado pelo NICESA – Núcleo de Investigação Científica dos Estudantes de Saúde de Angola, nos dias 23 e 24 de Fevereiro, em Luanda.
O seminário – com a abertura oficial a cargo de Maria do Rosário Bragança, ministra do MESCTI – Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação – permitiu a estudantes da área da saúde divulgarem ciência na primeira pessoa. Rodnejo Pimentel e Piedade Cahali, por exemplo, focaram-se no desenho do protocolo do Estudo MuCCUA e na adaptação das ferramentas de pesquisa ao contexto rural do Sul de Angola. Também relataram a sua experiência enquanto participantes na pesquisa, que envolve mais de 100 estudantes universitários.
Entretanto, o projecto CRESCER vai receber os três vencedores do “Concurso Científico”, realizado durante o congresso. Como parte do prémio, os estudantes vão participar num estágio durante as actividades no terreno. O objectivo é proporcionar aos alunos de ciências da saúde experiência prática sobre a implementação de estudos científicos em Angola, e assim impulsionar a vertente investigadora nos futuros cientistas do país.
O projecto CRESCER é a IV componente do Programa FRESAN (iniciativa do Governo de Angola financiada pela União Europeia), que trabalha para o fortalecimento da segurança alimentar e nutricional no sul do país desde 2018. A pesquisa médica é uma componente em destaque cujo intuito é identificar intervenções de alto impacto na prevenção da desnutrição crónica infantil, orientando para futuras acções no contexto angolano.
Data: 13 de Março de 2024