Realizou-se no final de Fevereiro a cerimónia de encerramento do projecto Adaptação dos sistemas agrários para a melhoria da segurança alimentar e nutricional (SAN) no Cunene, implementado pela CODESPA em parceria com a ADPP – Ajuda de Desenvolvimento de Povo para Povo e o Instituto de Investigação Agrária. Este é um dos 19 projectos subvencionados no âmbito do FRESAN, programa do Governo de Angola financiado pela União Europeia e gerido parcialmente pelo Camões I.P.
No evento foram apresentados os resultados atingidos pelo projecto, que contribuiu para apoiar na redução da fome e da insegurança alimentar de 1.504 agricultores (1.015 mulheres e 489 homens) nos municípios de Ombadja e do Cuvelai. De que se destaca o apoio a 30 grupos de agricultores através de meios de produção distribuídos, como sistemas de irrigação gota-a-gota, sementes melhoradas e ferramentas de trabalho, 1.500 tambores de 200 kg para armazenamento e conservação de grãos, a criação de bancos de sementes, educação nutricional para as mulheres sobre diversificação da dieta através de demonstrações culinárias, motobombas e sistemas de rega. Este apoio resultou ainda na legalização de nove cooperativas de agricultores, bem como no reforço da investigação científica para identificação das melhores e mais bem-adaptadas variedades das distintas culturas alimentares tradicionalmente cultivadas na província do Cunene.
O projecto Adaptação dos sistemas agrários para a melhoria da segurança alimentar e nutricional no Cunene contribuiu para que os beneficiários FRESAN na província tenham maior resiliência perante as alterações climáticas, através da adopção de boas práticas agrícolas, que devem ser replicadas nas comunidades locais para uma maior segurança alimentar e nutricional, bem como no sentido de obter excedentes para comercialização.
Data: 12 de Março de 2024