Grandes projectos são feitos com grandes pessoas: consulte aqui as oportunidades.

Grandes projectos são feitos com grandes pessoas: consulte aqui as oportunidades.

Mais de 95 mil famílias rurais beneficiam de água potável no Cunene

Fonte: Angop (07/02/2024)

Ondjiva- Noventa e cinco mil famílias das comunidades rurais da província do Cunene, beneficiam de água potável, na sequência da reabilitação de 166 infra-estruturas hidráulicas, enquadrado no projecto de Fortalecimento da Resiliência e da Segurança Alimentar e Nutricional (FRESAN).

A informação foi prestada, terça-feira, pelo coordenador adjunto do FRESAN Cunene, Juan Molina, referindo que a reabilitação das infra-estruturas hidráulicas enquadra-se no projecto de água e saneamento rural executado a nível dos seis municípios que compõem a província.

Referiu que, desde a execução do projecto, foram reabilitados e construídos 166 sistemas de água subterrâneos com vista a melhorar o abastecimento à população, gado e prática da agricultura irrigada nas regiões afectadas pela seca.

Disse que a par da reabilitação dos furos, o projecto assegurou também a componente de gestão comunitária, para garantir a manutenção e conservação dos equipamentos.

Juan Molina apontou ainda o trabalho de sensibilização nutricional das mães com crianças menores de cinco anos, assim como o rastreio dos níveis de desnutrição nos municípios da Cahama e Ombadja.

Lançado em 2018, o Fresan tem o valor global de 64 milhões de euros, financiado pela União Europeia, destes 48,6 milhões sob gestão do Instituto Camões.

A iniciativa faz parte de um esforço conjunto da União Europeia, Instituto Camões e o Governo de Angola, para promover a sustentabilidade da agricultura familiar, segurança alimentar e nutricional, sobretudo em comunidades.

O mesmo tem como o objetivo contribuir para a redução da fome, pobreza e vulnerabilidade à insegurança alimentar e nutricional, através do fortalecimento sustentável da agricultura familiar, nas províncias do Cunene, Huíla e Namibe.

Com o prazo de execução até Agosto de 2024, o projecto está a intervir em quatro componentes temáticas como a agricultura familiar sustentável, melhoria da nutrição e acesso à água, reforço institucional e o ensaio clínico/pesquisa sobre desnutrição crónica.FI/LHE/ART