Grandes projectos são feitos com grandes pessoas: consulte aqui as oportunidades.

Grandes projectos são feitos com grandes pessoas: consulte aqui as oportunidades.

Administradora destaca parceria da sociedade civil nas comunidades

Fonte: Angop (13/01/2024)

Xangongo – A administradora municipal de Ombadja, província do Cunene, Elizeth Mwamelungi, enalteceu a parceria das organizações da sociedade civil na materialização de projectos que visam a redução da vulnerabilidade nutricional e o acesso de água às comunidades locais.

Falando este sábado, na abertura do 12º encontro provincial de avaliação dos trabalhos das ONG subvencionadas pelo FRESAN, que a parceria é de extrema importância para o fortalecimento da resiliência da segurança alimentar e nutricional, face a situação da seca cíclica que se regista nos últimos anos.

Segundo a administradora, essas iniciativas vão permitir a melhoria da segurança alimentar e nutricional, assim como a redução da vulnerabilidade, através da vigilância comunitária e o aumento do acesso a fontes de água.

Para Elizeth Mwamelungi, torna-se indispensável o apoio dos parceiros na redução da fome e da pobreza, vulnerabilidade, insegurança alimentar e nutricional, por meio do fortalecimento sustentável da agricultura familiar

Por seu turno, o coordenador provincial do FRESAN no Cunene, Juan Molina, disse que o encontro teve como objectivo avaliar o trabalho desenvolvido no seio das comunidades, como uma oportunidade de ajustar as boas práticas de sustentabilidade.

Disse que o desafio é atingir resultados de maneira mais eficaz e eficiente naquilo que são as respostas da segurança alimentar, mal nutrição, aos efeitos do clima recorrente nesta região sul de Angola.

Esclareceu que o FRESAN é uma contribuição de parceiros europeus que visa dar resposta aos desafios das mudanças climáticas nas populações afectadas a nível da região sul do país

Enalteceu o acompanhamento da implementação do programa, de modo a assegurar que os beneficiários sejam assistidos da melhor maneira e alcançar resultados sustentados no combate à pobreza.

Lançado em 2018, o FRESAN tem um valor global de 64 milhões de euros disponibilizados pela União Europeia, dos quais 48,6 milhões sob gestão do Instituto Camões.

Com o prazo de execução até Agosto de 2025, o projecto está a intervir em quatro componentes temáticas ligadas à agricultura familiar sustentável, melhoria da nutrição e acesso à água, reforço institucional e o ensaio clínico/pesquisa sobre desnutrição crónica. FI/LHE/QCB