Grandes projectos são feitos com grandes pessoas: consulte aqui as oportunidades.

Grandes projectos são feitos com grandes pessoas: consulte aqui as oportunidades.

FRESAN/PNUD realiza seminário sobre uso das ferramentas DesInventar e FARM

No âmbito do fortalecimento da capacidade técnica institucional, o FRESAN/PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento realizou um seminário sobre recolha, introdução, análise e uso do DesInventar e do Formulário de Avaliação Rápida Multissectorial (FARM). A formação, que decorreu de 18 a 22 de Dezembro em Ondjiva, na província do Cunene, foi direccionada para 32 técnicos (28 homens e 4 mulheres) das comissões de Protecção Civil do Cunene, da Huíla e do Namibe – as províncias-alvo do Programa FRESAN –, incluindo quadros técnicos da Protecção Civil a nível central.

A base de dados DesInventar é uma ferramenta para a produção de Inventários Nacionais de Desastres e para a construção de bancos de dados sobre danos, perdas e, em geral, efeitos de desastres. A plataforma DesInventar, assim como o FARM, são instrumentos de apoio à monitorização que proporciona aos países e regiões uma medida coerente de avaliação dos progressos alcançados, contribuindo para a apresentação de relatórios sobre o Desenvolvimento Sustentável relacionado com a redução do risco de desastres até 2030.

Por esta razão, torna-se cada vez mais importante a promoção de formação nas províncias para que os peritos e outros utilizadores destes sistemas se familiarizem com as ferramentas, de modo a que possam desenvolver os sistemas de gestão de riscos do país, bem como contribuir, via a partilha de experiências, para a redução de riscos de desastres, garantindo o avanço em direcção aos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e à implementação de monitorização em Angola.

Neste sentido, a Comissão Nacional de Protecção Civil – por intermédio do Serviço de Protecção Civil – e o PNUD Angola, através do projecto conjunto – têm vindo a promover programas de formação e acções que levam as Comissões Provinciais de Protecção Civil a melhorar o seu conhecimento, e aumentar a compreensão da necessidade de reunir dados e requisitos de informação.

Este seminário visou promover a implementação e o uso da base de dados DesInventar como sistema fundamental para monitorizar as estratégias de redução do risco de desastres, bem como o FARM – Formulário de Avaliação Rápida Multissectorial enquanto instrumento complementar integrador para fomentar a resiliência. O objectivo principal é formar técnicos com capacidade para recolher dados e inserir no sistema a fim de analisar as tendências de desastres e os seus impactos, permitindo o planeamento eficaz das melhores medidas de prevenção, mitigação e preparação para reduzir o impacto de desastres nas comunidades.

Data: 22 de Dezembro de 2023