As comunas de Ombala yo Mungu e de Naulila, no município de Ombadja, receberam sementes adaptáveis à seca, entregues pela ADRA (Antena Cunene) no âmbito do Programa FRESAN. As associações de Oshehetekela, de Oshauyo e de Ndeitotela beneficiaram com 150 quilogramas (kg) de massango, 75 kg de milho e 30 kg de feijão manteiga. Esta acção insere-se no PARA-CUNENE – Projecto de Apoio à Redução da Insegurança Alimentar no Cunene, implementado pela ADRA – Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente e inserido no FRESAN, com financiamento da União Europeia.
Angelina João, membro da Associação Unida de Oshauyo, diz que o PARA-CUNENE trouxe novas dinâmicas, dando força e esperança a todos. “Com estas sementes, prometemos trabalhar, no sentido de melhorar as condições de vida das nossas famílias, como também para não decepcionar os doadores”. E “esperamos que este ano as chuvas caiam bem, porque queremos fazer da nossa localidade o celeiro de sementes para distribuir em outras localidades”, sublinhou.
Lucas Haikela, membro da comunidade de Naulila, sente-se “satisfeito com todo o trabalho que a ADRA tem feito nas nossas comunidades. Vamos trabalhar a terra, visto que até aqui as chuvas começaram a cair bem, e se continuar assim, iremos ter bons resultados. Temos o sonho de ser uma comunidade que poderá levar produtos aos mercados de Ombadja para comercialização. Bem-haja o projecto PARA-CUNENE.”
Eduardo Samuel, técnico na ADRA, acrescenta que as chuvas no Cunene têm sido muito irregulares, “mas nos últimos dias temos constatado uma diferença em relação aos tempos anteriores, e esperamos que continue, pois, se assim for, teremos uma óptima colheita no próximo ano”.
Data: 14 de Dezembro de 2023