Grandes projectos são feitos com grandes pessoas: consulte aqui as oportunidades.

Grandes projectos são feitos com grandes pessoas: consulte aqui as oportunidades.

Governo destaca gestão comunitária da água

Fonte: Angop (28/11/2023)

Ondjiva – O director do Gabinete de Infra-estruturas e Serviços Técnicos da província do Cunene, Édio José, destacou esta terça-feira, na cidade de Ondjiva, a importância da gestão comunitária dos pontos de água para a sustentabilidade da população das áreas rurais e periurbanas.

O responsável falou no encontro dos membros das comunidades, destinado a troca de experiência em gestão comunitária dos sistemas de águas, promovido pela ong Development Workshop Angola (DWA), no âmbito do programa FRESAN.

Na ocasião, Édio José enalteceu a iniciativa da DW em juntar os Grupos de Água e Saneamento das comunidades (GAS), para partilhar as experiências e reforçar os modelos de gestão dos pontos de água, visando a sua sustentabilidade e combate à seca na região.

Disse ser necessário que as infra-estruturas hidráulicas construídas e reabilitadas nas zonas rurais e suburbanas, mais afectadas pela seca, sejam melhor conservadas para o abastecimento deste líquido as comunidades.

Para si, o modelo de gestão deve ser inclusivo, envolvendo as próprias comunidades, com a finalidade de gerirem e garantirem a sustentabilidade dos pequenos sistemas de água nas zonas rurais e periurbanas.

Édio José informou que o Cunene tem actualmente 534 furos de água, dos quais 134 em estado inoperante, nos municípios do Cuanhama, Cuvelai, Curoca, Cahama, Namacunde e Ombadja.

Por seu turno, o gestor do programa DW-Angola, Cupi Baptista, disse que estão comprometidos com a causa do desenvolvimento comunitário das famílias vulneráveis, o que justifica a realização deste primeiro encontro que abrange 200 membros do GAS.

Explicou que o evento parte dos resultados de impacto do Projecto de Água e Saneamento Rural na província, implementado pela DW-Angola, em parceria com a Empresa de Água e Saneamento do Cunene, no âmbito do programa FRESAN, gerido pelo Instituto Camões e financiado pela União Europeia.

Cupi Baptista referiu que, no Cunene, a DW de 2014 a 2023 apoiou a criação de 200 GAS e a reabilitação de 80 pequenos sistemas de abastecimento de água às populações nos municípios da Cahama, Cuanhama, Cuvelai, Namacunde e Ombadja.

Já o técnico de subvenção do FRESAN Gabriel Joaquim, disse que no âmbito da componente II de água, o programa no Cunene interveio em 166 infra-estruturas hidráulicas, das quais 64 construídas, 72 reabilitadas e 30 são implementação de sistema de irrigação.

Gabriel Joaquim disse ser necessário o fortalecimento das capacidades dos grupos de água e saneamento, para a garantia de uma gestão comunitária adequada.

O FRESAN é um programa de fortalecimento e resiliência e de segurança alimentar e nutricional em Angola, financiado pela União Europeia, num valor de 65 milhões de euros para um período de 2018 a 2024.

Trata-se de uma iniciativa do governo angolano que visa reduzir a fome, pobreza e vulnerabilidade das comunidades afectadas pela seca nas províncias da Huíla, Cunene e Namibe.

Com uma superfície de 78 mil e 342 quilómetros quadrados e um milhão 491 mil habitantes, a província conta com seis municípios, nomeadamente Cuanhama, Ombadja, Namacunde, Cahama, Cuvelai e Curoca. PEM/LHE/OHA