Grandes projectos são feitos com grandes pessoas: consulte aqui as oportunidades.

Grandes projectos são feitos com grandes pessoas: consulte aqui as oportunidades.

FRESAN/Camões, I.P. apresenta soluções hidráulicas sustentáveis na Fresodes

O FRESAN – Fortalecimento da Resiliência e da Segurança Alimentar e Nutricional em Angola – uma iniciativa do Governo angolano financiada pela União Europeia, co-gerida e co-financiada pelo Camões, I.P. – marcou presença na segunda edição da Feira de Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável (Fresodes), realizada no final de Outubro no Centro Cultural Paz Flor, em Luanda, sob o lema “Desenvolvimento económico sustentável, diversificado e inclusivo”.

Paulo Silva, perito hidráulico no FRESAN/Camões, I.P., apresentou, no âmbito do painel III, dedicado ao “Reaproveitamento do lixo e energias renováveis”, sob o tema “Adaptação às alterações climáticas: infra-estruturas hidráulicas resilientes em contexto árido e semiárido”, duas soluções: a barragem subterrânea no município do Virei, no Namibe (regime árido), e as cisternas-calçadão nos municípios dos Gambos, na Huíla, e de Ombadja, no Cunene (regime semiárido).

Além da exposição técnica, foi realizado um breve enquadramento do Programa FRESAN, apresentados os documentos nacionais de referência que alicerçam a intervenção, o enquadramento geral dos pilares e programas da ENAC – Estratégia Nacional para as Alterações Climáticas 2020-2035, bem como as acções promovidas e desenvolvidas pelo FRESAN/Camões, I.P. na componente água, que concorrem e se articulam na abordagem da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN).

De referir que a FRESODES é uma iniciativa promovida pelo Ministério do Ambiente de Angola, enquadrada na Agenda 2030 das Nações Unidas, e que este ano pretendeu destacar os Objectivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 13 – Acção contra a Mudança Global do Clima e 15 – Proteger a Vida Terrestre, através da organização de ciclos de conferências e uma feira com a participação do Governo de Angola/Ministério do Ambiente, diversas empresas públicas e privadas, representantes e organizações da sociedade civil.

Data: 14 de Novembro de 2023