A FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) levou a cabo o desassoreamento do açude na comuna do Jau e reabilitou a sua comporta principal. Esta acção no município da Chibia, Huíla, foi realizada no âmbito do Programa FRESAN (financiado pela União Europeia), dentro da componente de reabilitação/construção de pontos de água. A iniciativa teve o apoio da administração comunal do Jau, do Gabinete Provincial da Agricultura, Pecuária e Pescas; do Gabinete Provincial do Instituto de Desenvolvimento Agrário; do Gabinete Provincial de Infra-Estruturas e Serviços Técnicos; e do Gabinete Provincial do Ambiente.
O açude, além de apoiar duas Escolas de Campo de Agricultores (ECA) que a FAO tem em implementação na comuna, beneficia mais de 3.000 famílias que utilizam a água para fins domésticos, agrícolas, etc. Mas, no primeiro trimestre de 2023, o açude ficou com um excesso de areia, arrastada pelas chuvas; e a comporta principal, que permite o acumular de água e a sua ramificação pelos canais que a levam aos utentes, ficou danificada. Daí a intervenção na infra-estrutura.
A acção, que decorreu em Abril último, teve o envolvimento de 40 membros da comunidade local, e resultou no desassoreamento do açude e na reabilitação da comporta, permitindo elevar o caudal de água para os seus níveis habituais.
Data: 23 de Outubro de 2023