O Programa FRESAN – Fortalecimento da Resiliência e da Segurança Alimentar e Nutricional em Angola promoveu uma acção de formação na cidade do Lubango, na província da Huíla, na segunda metade de Setembro. O objectivo foi dotar técnicos de organizações da sociedade civil (OSC) de competências necessárias para desempenharem um papel vital na promoção do cooperativismo e na gestão eficaz de bancos de sementes comunitários.
O Programa FRESAN (iniciativa do Governo de Angola, financiada pela União Europeia, e co-gerida pelo Camões, I.P.) tem desempenhado um papel fundamental na promoção da segurança alimentar e nutricional em Angola. Durante quatro dias os formandos tiveram oportunidade de explorar conceitos-chave como associações e cooperativas, bem como ficar a par dos princípios básicos de uma cooperativa, incluindo a sua estrutura, formalização legal, governança e os serviços que podem ser proporcionados por estas organizações.
Francisco Venda, presidente da Cooperativa Semente do Planalto, partilhou com a plateia a sua notável experiência prática na criação, gestão e operação de cooperativas, e deixou a ressalva de que “uma cooperativa não se resume a um grupo de agricultores com terras, mas sim aos serviços que esses agricultores podem disponibilizar em conjunto”.
Uma das preocupações centrais do Programa FRESAN consiste em garantir que os grupos de agricultores mais bem-sucedidos são apoiados na formalização legal das cooperativas, o que, por sua vez, lhes permitirá aceder a outros programas do Governo de Angola.
A formação teve ainda o objectivo claro de capacitar os técnicos das OSC com ferramentas que lhes permitam implementar bancos de sementes comunitários nas áreas de intervenção. Tal incluiu discussões sobre o acesso a sementes no Sul de Angola, uma explicação detalhada sobre bancos de sementes comunitários e informação sobre como identificar multiplicadores de sementes. Também foram abordados protocolos técnicos para a multiplicação de sementes, o funcionamento de um banco de sementes e os cuidados necessários no armazenamento de insumos. Esta acção demonstra o compromisso contínuo do Programa FRESAN em fortalecer a capacidade das comunidades locais para que possam gerir de modo eficaz os seus recursos agrícolas, promover o cooperativismo e garantir o acesso a sementes de alta qualidade, contribuindo assim para a segurança alimentar e nutricional do Sul de Angola.
Data: 10 de Outubro de 2023