A 2.ª edição do Plano de Supervisão e Monitoria das Unidades Sanitárias, com foco na gestão da desnutrição em ambulatório, decorreu entre os meses de Agosto e Setembro no Cunene, na Huíla e no Namibe. A iniciativa, que abrangeu 17 municípios integrados no Programa FRESAN, permitiu a supervisão de 70 unidades sanitárias com serviços do Programa Terapêutico para Pacientes em Ambulatório (PTPA) e dos 191 profissionais de saúde das referidas unidades.
A acção está alinhada com as prioridades do Programa Nacional de Nutrição da DNSP – Direcção Nacional de Saúde Pública do MINSA – Ministério da Saúde de Angola. E visa melhorar os cuidados de saúde e de nutrição prestados às crianças, através da supervisão e da monitoria das intervenções nas unidades sanitárias com serviços do PTPA. Engloba ainda a formação em serviço dos técnicos de saúde supervisionados e o apoio na distribuição de produtos terapêuticos e equipamentos antropométricos. Visa também fortalecer os gabinetes provinciais e as direcções municipais de saúde das três províncias abrangidas pelo Programa FRESAN, enquanto ajuda a implementar os planos de supervisão e de monitoria das unidades sanitárias e dos recursos humanos correspondentes, seguindo as políticas, planos estratégicos e protocolos de nutrição em vigor no país. Este esforço está em conformidade com o Protocolo Nacional de Gestão Integrada da Desnutrição Aguda (GIDA) e alinhado com as intervenções em curso a nível provincial e municipal.
Esta 2.ª edição, liderada por equipas constituídas por supervisores provinciais e municipais do Programa de Saúde Infantil e Nutrição, e com uma duração de 48 dias, surge na sequência de uma actividade de Formação em Supervisão das Unidades Sanitárias com serviços de nutrição, direccionada aos 30 supervisores do Programa de Saúde Infantil e Nutrição das três províncias-alvo e 17 municípios do FRESAN. A formação contribuiu para a capacitação contínua dos supervisores, a padronização das supervisões, a elaboração de relatórios e a formação em serviço dos profissionais de saúde. A iniciativa faz parte do esforço conjunto do FRESAN com as instituições públicas angolanas para melhorar a nutrição infantil e fortalecer a capacidade de resposta das unidades de saúde na luta contra a desnutrição, contribuindo para o bem-estar e a saúde das crianças nas províncias do Cunene, da Huíla e do Namibe.
Data: 9 de Outubro de 2023