Ondjiva – Trinta e oito técnicos do Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA) do Cunene, Namibe e Huíla, estão desde sexta-feira, a participar numa formação sobre metodologias e boas práticas agrícolas nas Escolas de Campo, face às mudanças climáticas.
A acção formativa de 15 dias, que decorre no complexo turístico de Oihole, município de Namacunde, é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para Alimentação (FAO), com objectivo de fortalecer a capacidade técnica dos produtores agrários da região Sul.
O coordenador do projecto FAO-FRESAN no Cunene, Neri Tuafeni, disse que o evento visa dotar os extensionistas rurais de conhecimentos para estarem à altura de lidar com o impacto das mudanças climáticas e aumentarem os rendimentos agrícolas.
Realçou ser uma oportunidade para os técnicos aproveitar adquirir as matérias em abordagem para a posterior aplicarem no trabalho diário nas Escolas de Campo, em prol do desenvolvimento comunitário.
Já o chefe do departamento do IDA no Cunene, Américo Paciência, fez saber que o Projecto Escolas de Campo, vem aumentar a produção sustentável, segurança alimentar e nutricional dos pequenos agricultores familiares.
Lembrou que o mesmo se enquadra na componente do Programa FRESAN, em melhorar a resiliência às mudanças climáticas, por meio de disseminação e integração de métodos e práticas de Escolas de Campo.
Na ocasião, o administrador municipal adjunto para Área Técnica, Infra-estruturas e Serviços Comunitários de Namacunde, Gilberto Tuleingepo, destacou a importância da formação na medida que permitirá o aperfeiçoamento das técnicas agrícolas.
“Os agricultores e criadores de animais de várias espécies do Namibe, Huíla e Cunene saírão daqui bem capacitados e com incentivos de aumentarem os níveis de produção agrícola”, afirmou.
Gilberto Tuleingepo apelou os formandos a tirarem proveito dos temas agendados e transmitirem aos demais agricultores e criadores de gado, a nível das suas zonas de actuação.
Durante a formação, os participantes estão a abordar diferentes temas, a destacar boas práticas agrícolas, diagnóstico rural e participativo nas comunidades. PEM/LHE/AC