Moçâmedes – Quarenta e oito milhões 600 mil euros estão a ser aplicados pelo Programa de Fortalecimento da Resiliência e da Segurança Alimentar e Nutricional em Angola (FRESAN) em projectos ligados aos sectores da agricultura, água e saúde, no município de Moçâmedes, província do Namibe.
O plano tem como objectivo contribuir na redução da fome e da pobreza, em comunidades afectadas pelas mudanças climáticas nesta província.
Em declarações à ANGOP, a responsável da FRESAN no Namibe, Catarina Tormenta, explicou que o mesmo visa a criação de campos escolares demonstrativos de produção de forragens para pastos, conservação e uso sustentável dos solos.
Contempla ainda a implementação de sistemas de água nos bairros Saco-Mar e Aida no município de Moçâmedes, de forma a reforçar a capacidade de irrigação das culturas, bem como o abastecimento às populações.
Consta igualmente a construção de cinco sedes de cooperativas e seus respectivos armazéns para a conservação da produção agrícola feita no bairro 4 de Março.
Por seu turno, o administrador municipal de Moçâmedes, Abel Kapitango, considerou a implementação dos projectos importantes, pois vão ajudar a minimizar algumas dificuldades que os munícipes vivem nos bairros mais distantes da sede municipal.
Disse que nestas zonas, enquanto não se colocam infra-estruturas sociais, fundamentalmente os sistemas de água, a administração criou mecanismos para distribuição deste líquido através de cisternas. FA/ART