Grandes projectos são feitos com grandes pessoas: consulte aqui as oportunidades.

Grandes projectos são feitos com grandes pessoas: consulte aqui as oportunidades.

Ehole comercializa primeira produção de cogumelos na Expo-Huíla

Fonte: Angop (17/08/2023)

Lubango – O primeiro lote dos ensaios da produção de cogumelos, na comuna da Palanca, município da Humpata, no âmbito do projecto Ehole, da alçada da Acção de Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA) – Antena Huíla e Namibe, está a ser comercializado na Expo-Huíla, a maior bolsa de negócios do Sul de Angola.

Trata-se de um projecto financiado pela União Europeia (EU) desde 2022, começou e um programa de fomento da apicultura e produção de cogumelos em larga escala, nos municípios da Chibia, Humpata e Gambos.

O mesmo projecto envolve, ao todo, cinco mil e 381 pessoas na acção orçada em um milhão, 332 mil e 852 Euros, 90 por cento dos quais financiados pela UE, através Instituto Camões, no âmbito do Programa de Fortalecimento da Resiliência da Segurança Alimentar e Nutricional em Angola (FRESAN), cujo executor é a ADRA, que assume dez por cento do montante.

O objectivo é fortalecer a capacidade económica e nutritiva das famílias e a execução está a ser monitorizada pelo Institutos Superior de Ciências da Educação (ISCED) e a Instituto Politécnico Tundavala (Huíla), ambos da Huíla e Faculdade de Ciências Agrárias do Huambo.

Em declarações hoje, quinta-feira, à ANGOP, o assistente de projectos da ADRA antena Huíla e Namibe, e coordenador do projecto Ehole, Anivaldo Pena, afirmou serem os primeiros ensaios da produção de cogumelos cultivados em condições controladas, fora da época chuvosa.

Nessa altura, explicou, desde Janeiro à presente data montou-se o primeiro ensaio para essa produção utilizando as variedades shimeji e pleurotus, mas apenas esta última espécie surtiu resultados favoráveis.

Avançou que de acordo com o estagiário que está a controlar o processo, já se tem uma produção de 10 quilogramas de cogumelos secos, mas que no entanto, continua ainda a produzir, mas a produção vai baixando em função das várias colheitas que já se fez até ao momento.

Destacou que a perspectiva do projecto é estender a experiência para o município da Chibia e dos Gambos, montar um ensaio em cada uma das circunscrições.

Segundo, Anivaldo Pena, o projecto para além da exploração de produtos florestais não madeiráveis, apoia as comunidades pastorícias na implantação de campos de pastagens cultivados, a produção agrícola, sobretudo nas culturas de sequeiro, com a distribuição de insumos e instrumentos de trabalhos, para as 33 cooperativas que estão a ser constituídas no âmbito do Ehole. BP/MS