Fonte: Angop (25/07/2023)
Cuvango – Dez Escolas de Campo do município do Cuvango, província da Huíla, beneficiaram, esta segunda-feira, de um financiamento de um milhão, 775 mil e 200 kwanzas, no âmbito do Programa de Fortalecimento de Resiliência e da Segurança Alimentar e Nutricional em Angola (FRESAN).
Trata-se de um financiamento do Fundo das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação – FAO, executado pelo Instituto de Camões, de modos a permitir à compra de instrumentos agrícolas, sementes e fertilizantes, para o fomento a agricultura familiar.
Falando à ANGOP, no acto de entrega dos respectivos valores, o secretário da Escola de Campo da localidade do Calulu, no Quilómetro 50, Daniel Isaac, sem revelar o valor recebido, mostrou-se elogiou a iniciativa e assegurou que vai ajudar-lhe na aquisição de materiais de trabalho.
Por sua vez, o coordenador do FRESAN, na Huíla, Jandir Fins, considerou que a entrega do fundo representa um arranque para as novas Escolas de Campo e poderá cobrir necessidades ligadas à aquisição dos materiais de trabalho.
“Sabemos que algumas Escolas de Campo, na região, enfrentam muitas dificuldades para potenciar o trabalho agrícola, no campo, com este dinheiro, os protagonistas terão a oportunidade de cultivar em grande e melhorar a dieta alimentar”, – disse.
A União Europeia financia o Programa de Fortalecimento da Resiliência e da Segurança Alimentar e Nutricional em Angola (FRESAN) com 65 milhões de euros, desde 2018, cujo projecto encerra no próximo ano.
Do valor acima referido, 48,6 milhões de Euros é gerido pelo Instituto Camões para 19 projectos de ONG´s internacionais e nacionais que implementam acções no âmbito da água, nutrição e agricultura familiar, apoio às campanhas de vacinação bovina, formação de técnicos de saúde em nutrição e supervisão de Unidades Especiais de Nutrição, entre outras. JT/MS