Grandes projectos são feitos com grandes pessoas: consulte aqui as oportunidades.

Grandes projectos são feitos com grandes pessoas: consulte aqui as oportunidades.

Jau acolhe apresentação de projectos de sistemas de irrigação comunitária

Na antecâmara de Comité de Direcção de Programa FRESAN, que se realiza a 29 de Junho no Lubango, província da Huíla, no quadro do FRESAN – Fortalecimento da Resiliência e da Segurança Alimentar e Nutricional em Angola (financiado pela União Europeia e co-gerido pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.), realizou-se uma visita à comuna do Jau, na Huíla. Esta iniciativa permitiu conhecer melhor duas Escolas de Campo de Agricultores (ECA), o pacote tecnológico, os vários projectos de sistemas de irrigação comunitária para as três províncias do Sul de Angola abrangidas pelo Programa FRESAN (Cunene, Huíla e Namibe), entre os quais o aproveitamento da nascente do Jau com bombeamento solar.

O Programa FRESAN, inserido na parceria bilateral entre a União Europeia e o Governo de Angola, é “essencial” para Rosalina Guerreiro, administradora comunal do Jau, que aproveitou a visita para agradecer, em nome da comunidade, o trabalho realizado. “Casa visitada é uma casa abençoada”, afirmou entusiasmada, acrescentando que o FRESAN “implementou três xitacas na comuna e forneceu galinhas, patos, sementes, hortaliças e enxadas, num investimento que beneficiou mais de 70 pessoas”.

Ouvir a comunidade, perceber os desafios com que se confrontam na agricultura e na água, e mostrar as soluções que estão a ser desenhadas em conjunto com os parceiros de implementação constituem as principais e determinantes razões da visita a esta comuna, com 40 mil habitantes, apontou a coordenadora geral do FRESAN, Patrícia Carvalho.

Simão Cupeketa, chefe da Estação de Desenvolvimento Agrário da Chibia, destacou os progressos alcançados, adiantando que “a maior parte dos produtos expostos são aqueles que os camponeses já estão a replicar nas suas lavras depois de aprenderem as práticas agrícolas nas escolas de campo”.

Refira-se que o modelo de governação do FRESAN é constituído pelo Comité de Direcção do Programa (CDP), que se reúne semestralmente e é precedido pelo Grupo de Coordenação (GC), e pelos Grupos Técnicos, que se reúnem trimestralmente a nível provincial. O próximo CDP FRESAN será realizado na província do Namibe.

Data: 27 de Junho de 2023