Grandes projectos são feitos com grandes pessoas: consulte aqui as oportunidades.

Grandes projectos são feitos com grandes pessoas: consulte aqui as oportunidades.

Projecto CRESCER reforça intervenção dos ADECOS na saúde

Fonte: Angop (01/06/2023)

Lubango – Um workshop para reforçar a intervenção dos Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário (ADECOS) na sustentabilidade da saúde comunitária, começou hoje, quinta-feira, no Lubango, província da Huíla, numa promoção do projecto CRESCER.

A formação conta com 46 participantes, desde directores de nutrição nacional, provincial e municipais, supervisores dos ADECOS, organizações não-governamentais, membros da sociedade civil, administradores adjuntos dos municípios onde o projecto CRESCER está inserido, nomeadamente Jamba, Chicoma (Huíla), Cahama e Cuvelai (Cunene).

O evento tem como objectivo reflectir o trabalho realizado pelos ADECOS junto das populações com o apoio do projecto CRESCER, bem como possibilitar a apropriação e liderança pelos parceiros, no sentido de trazer contribuições para melhorar a promoção de saúde e prevenção da desnutrição.

A acção formativa visa, também, reforçar as acções de saúde comunitária na luta contra a desnutrição crónica, criando sinergias com o projecto.

Ao fazer a abertura do evento, o chefe do departamento provincial de Saúde Pública e Controlo de Endemias da Huíla, Paulo Luvangamo, referiu que a malnutrição é um problema que continua a afligir a região sul e a Huíla teve, em 2022, a doença como a quarta causa de óbitos.

Sem avançar dados concretos, o responsável disse que este ano as autoridades estão a melhorar, pois os números caíram, mas óbitos continuam a preocupar.

Chamou a atenção da quarta componente do programa de Fortalecimento da Resiliência, Segurança Alimentar e Nutricional em Angola (FRESAN) sobre os municípios do Lubango e Caluquembe com números elevados de malnutrição, sem qualquer atenção de parceiros.

Por sua vez, a coordenadora do projecto CRESCER, Elena Trigo, referiu que a ideia passa por trazer a experiência dos quatro municípios que já tem implementado os ADECOS, olhar para o que está a acontecer, pontos fortes e fracos para juntos estabelecerem o compromisso de melhorar.

O projecto CRESCER visa gerar provas, disseminar e transferir conhecimentos sobre estratégias para reduzir a desnutrição crónica e a mortalidade de crianças menores de cinco anos na Huíla e Cunene, através da investigação operacional

Está consubstanciado na “pesquisa operacional contra a desnutrição crónica infantil em Angola”, é a quarta componente do FRESAN, programa inserido na parceria bilateral entre a União Europeia e o Governo de Angola. EM/MS