O workshop “Reforço e apropriação do trabalho de ADECOS, contribuindo para a sustentabilidade da saúde comunitária” tem lugar no Lubango, província da Huíla, a 1 e 2 de Junho, no âmbito do projecto CRESCER, componente IV do Programa FRESAN.
A actividade, que decorre no Auditório 1 da Reitoria da Universidade Mandume ya Ndemufayo, tem como principal objectivo reflectir sobre o trabalho realizado pelos ADECOS – Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário junto das populações com o apoio do CRESCER, bem como possibilitar a apropriação e liderança pelos parceiros-chave no sentido de trazer contribuições para melhorar a implementação do pacote básico de promoção da saúde e prevenção da desnutrição e outras doenças desde a intervenção comunitária.
Os ADECOS facilitam a incorporação na comunidade de ferramentas para melhorar o conhecimento das mães e famílias sobre boas práticas em saúde, cuidados, higiene e nutrição materno-infantil nos primeiros 1000 dias das crianças para a prevenção da desnutrição; e, junto dos técnicos de saúde nas unidades de saúde municipais e comunais, oferecem um pacote de medidas, aproximando as necessidades sanitárias da população aos serviços públicos.
Neste sentido, o workshop estabelece-se como um espaço de co-criação e reflexão com os principais actores-chave envolvidos no trabalho dos ADECOS, e conta com a participação de diversos intervenientes, desde as administrações municipais dos quatro municípios-alvo do projecto (dois na província da Huíla e dois no Cunene), a gabinetes provinciais de saúde, passando pelo Gabinete da Acção Social Família e Igualdade de Género (GASFIG), a Direcção Nacional de Saúde Pública, organizações da sociedade civil e parceiros na área de nutrição do projecto CRESCER. A partir do trabalho conjunto de diálogo e coordenação entre parceiros pretende-se reforçar as estruturas existentes, sobretudo as sediadas nas comunidades, envolver e promover capacidades a nível local e contribuir para o reforço institucional.
O workshop – que será inaugurado pela vice-governadora da província da Huíla para o sector político e social, Maria João Chipalavela, e pelo reitor da Universidade Mandume Ya Ndemufayo, Sebastião António – é promovido pelo projecto CRESCER, consórcio de cinco parceiros financiado pela União Europeia enquadrado no Programa FRESAN. De destacar o parceiro FAS – Instituto de Desenvolvimento Local, entidade tutora do programa nacional de ADECOS; e o parceiro Acção Contra a Fome – Espanha, entidade responsável pelas acções de diálogo entre parceiros e divulgação do conhecimento. Este workshop é cofinanciado pela Fundación Privada Nous Cims, cujo objectivo é reforçar as acções de saúde comunitária na luta contra a desnutrição crónica, criando assim sinergias com o CRESCER.
O projecto CRESCER é a quarta componente do Programa FRESAN – Fortalecimento da Resiliência e da Segurança Alimentar e Nutricional em Angola. Inserido na parceria bilateral entre a União Europeia e o Governo de Angola, o FRESAN visa reduzir a fome, a pobreza e a vulnerabilidade das comunidades afectadas pela seca no sul do país, nas províncias do Cunene, da Huíla e do Namibe.
Data: 26 de Maio de 2023