Grandes projectos são feitos com grandes pessoas: consulte aqui as oportunidades.

Grandes projectos são feitos com grandes pessoas: consulte aqui as oportunidades.

CRESCER conclui recrutamento de grávidas para estudo MuCCUA

O projecto CRESCER – IV componente do Programa FRESAN – concluiu a fase de recrutamento de grávidas para a pesquisa MuCCUA (“Intervenções materno-infantis contra a desnutrição crónica em Angola: Um estudo comunitário de custo-eficácia randomizado por clusters”) em Março, com um total de 1.423 mulheres (713 na Huíla e 710 no Cunene) e 98,8% da meta atingida.

As actividades foram lideradas pela equipa do CRESCER, que acompanhou de perto o recrutamento no terreno, com o apoio dos Assistentes de Actividades Comunitárias (AAC) e dos Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário (ADECOS), sob tutela do FAS – Instituto de Desenvolvimento Local, supervisores e autoridades locais.

Os estudantes de medicina da Universidade Mandume ya Ndemufayo, em conjunto com os estudantes de enfermagem do Instituto Superior Politécnico de Ondjiva, realizaram os inquéritos com o suporte dos ADECOS, que traduziram as perguntas para o dialecto local.

A gravidez e os primeiros dois anos do bebé são uma etapa-chave na prevenção da desnutrição crónica e aguda. O aleitamento materno exclusivo até aos seis meses de vida é uma das primeiras práticas simples e fundamentais que melhor protege a saúde da criança, garantindo uma óptima nutrição. Após esta fase, a amamentação deve continuar e complementar-se pouco a pouco, com uma alimentação diversificada que permita uma dieta adaptada às necessidades nutricionais da criança, e adequada em nutrientes e vitaminas para o seu crescimento saudável.

O objectivo do estudo MuCCUA é avaliar a efectividade de três intervenções: atendimento-padrão (AP), suplementos nutricionais (SN) e transferências monetárias (TM) na redução da desnutrição crónica em crianças nos primeiros 1.000 dias de vida (da concepção aos dois anos de idade). A pesquisa também pretende apurar se estas intervenções contribuem para a redução da mortalidade infantil e a melhoria da saúde das crianças.

As mulheres recrutadas com base nos requisitos do estudo foram alocadas a uma das três intervenções: AP; AP + SN; e AP + TM no sentido de aferir se estas intervenções terão impacto significativo na prevenção da desnutrição crónica em crianças menores de cinco anos, nos cuidados pré e pós-natais, nas atitudes e hábitos alimentares destas famílias, entre outros.

Data: 3 de Abril de 2023