Grandes projectos são feitos com grandes pessoas: consulte aqui as oportunidades.

Grandes projectos são feitos com grandes pessoas: consulte aqui as oportunidades.

População da Chica com acesso água potável

Fonte: ANGOP (03/03/2023)

 

População da Chica com acesso água potável

José Cachiva

Oito mil 282 habitantes da povoação da Chica, comuna de Mucope, município de Ombadja, no Cunene, beneficiaram, este sábado, de um sistema de abastecimento de água potável.

O sistema foi reabilitado desde a estrutura, substituição e colocação de mais torneiras da lavandaria, bebedouro dos animais e a construção de um poço para a recolha de águas saponáceas. O projecto “Redução da vulnerabilidade nutricional em curso nos municípios de Ombadja e Cahama, através da vigilância comunitária e aumento das fontes de água” é implementado pelo CUAMM – Médicos com África.

O projecto está a ser subvencionado pelo Camões, I.P., no âmbito do programa de Fortalecimento da Resiliência da Segurança Alimentar e Nutricional em Angola (FRESAN), e com o financiamento da União Europeia.

Na sua intervenção, o coordenador adjunto do FRESAN no Cunene, Juan Molina, disse que o ponto de água consta de seis projectos pelo CUAMM, em Ombadja, nos domínios da água, agricultura e nutrição. Já a gestora do projecto do CUAMM, Anna Bigatti, pediu à comunidade beneficiária para preservar o bem colocado à sua disposição, assim como fazerem a melhor utilização da água.

Por seu turno, a administradora municipal de Ombadja, Elizeth Mwamelongi, destacou a importância da reabilitação do referido sistema na povoação da Chica, que vai minimizar o problema da carência de água.

Elizeth Mwamelongi lembrou que a população e o seu gado percorriam longas distâncias para terem acesso da água no rio Cunene e nas Chimpacas, mas com esta intervenção a preocupação está resolvida.

O FRESAN é um programa de fortalecimento e resiliência e de segurança alimentar e nutricional em Angola, financiado pela União Europeia, num valor de 65 milhões de euros para um período de 2018 a 2024. Trata-se de uma iniciativa do governo angolano que visa reduzir a fome, pobreza e vulnerabilidade das comunidades afectadas pela seca nas províncias da Huíla, Cunene e Namibe.

Com um universo de 394 mil e 964 habitantes, o município de Ombadja dista a 98 quilômetros da cidade de Ondjiva e está dividido pelas comunas de Xangongo (sede), Humbe, Naulila, Mucope e Ombala Yo Mungo. PEM/LHE/VIC