Grandes projectos são feitos com grandes pessoas: consulte aqui as oportunidades.

Grandes projectos são feitos com grandes pessoas: consulte aqui as oportunidades.

Comunidades do Virei ganham sistema de água

Fonte: ANGOP (03/03/2023)

 

Comunidades do Virei ganham sistema de água

Anabela Fritz

Mais de dois mil habitantes das localidades do Sayona e Tchicuya, município do Virei, contam desde hoje sexta-feira, com sistemas de água construídos de raiz pela organização não-governamental Cospe.

Trata-se de um projecto de construção de uma barragem subterrânea com dois poços e dois novos sistemas de abastecimento de água. Com uma capacidade de armazenar 10 mil litros, o referido sistema resulta de um financiamento da União Europeia, pelo Instituto Camões, através do programa FRESAN e vai beneficiar dois mil e trinta e cinco habitantes.

Em declarações à ANGOP, o administrador-adjunto do município do Virei para área Financeira e Orçamental, Narciso Pires Samba, salientou que com os equipamentos, as comunidades vão poder trabalhar para reduzir os efeitos da seca cíclica, que tem causado enormes prejuízos às famílias, que se vêm forçadas à transumância e ao abandono escolar.

Disse ainda que as autoridades do Virei junto dos seus parceiros, continuam a desenvolver estratégias que visam potencializar os camponeses e pequenos agricultores, em matérias de aproveitamento de recursos hídricos e terras para o fomento da actividade agrícola. No município mais de 26 mil famílias foram afectadas pela seca que assola há mais de cinco anos. O Virei dista a 134 quilômetros a Leste da província do Namibe.