Grandes projectos são feitos com grandes pessoas: consulte aqui as oportunidades.

Grandes projectos são feitos com grandes pessoas: consulte aqui as oportunidades.

União Europeia e CRESCER acompanham grávidas e mamãs na Huíla para reduzir a desnutrição crónica nas crianças

No âmbito do FRESAN (Programa do Governo de Angola financiado pela União Europeia), o projecto CRESCER realizou a segunda visita da pesquisa operacional estudo MuCCUA, no município da Jamba, comuna da Jamba Sede, a 14, 15 e 16 de Fevereiro, em localidades como Lucunga B, Cacola, Bairro Operário, Kwadja A, Morro I, Malavi, entre outras. Durante os três dias a equipa do CRESCER prosseguiu com o atendimento padrão (pacote básico de medidas de saúde preventivas), deu seguimento às grávidas já recrutadas no arranque do estudo (em Outubro de 2022), e dos bebés já nascidos, finalizou o recrutamento de mulheres grávidas e, como parte das intervenções do estudo, fez transferências monetárias e entregou rações alimentares para apoiar na componente de suplementação alimentar.

O projecto CRESCER é a quarta componente do Programa FRESAN – Fortalecimento da Resiliência e da Segurança Alimentar e Nutricional em Angola. O FRESAN, inserido na parceria bilateral entre a União Europeia e o Governo de Angola, visa reduzir a fome, a pobreza e a vulnerabilidade das comunidades afectadas pela seca no sul do país, nas províncias do Cunene, da Huíla e do Namibe. Neste contexto, o projecto CRESCER procura, através de investigação operacional na Huíla e no Cunene, contribuir para gerar provas, disseminar e transferir conhecimento sobre estratégias para reduzir a desnutrição crónica e a mortalidade de menores de cinco anos. Para tal está a levar a cabo a pesquisa MuCCUA – “Intervenções materno-infantis contra a desnutrição crónica em Angola: Um estudo comunitário de custo-eficácia randomizado por clusters”, cujo objectivo é avaliar a efectividade de três intervenções comparadas entre si (atendimento padrão, transferências monetárias e suplementos nutricionais) na redução da desnutrição crónica em crianças nos primeiros 1000 dias de vida (desde a barriga da mãe até aos dois anos de idade). O estudo também pretende averiguar se estas intervenções têm um impacto na redução da mortalidade infantil, na melhoria da saúde das crianças, nos cuidados pré e pós-natais das mães, nas atitudes e hábitos alimentares das famílias, entre outros.

Durante o dia de 14 de Fevereiro deu-se continuidade, nas localidades de Lucunga B, Cacola e Kwadja A, ao recrutamento de novas participantes (mulheres grávidas) com o objectivo de identificar um total de 1440 gestantes nas quatro comunas-alvo identificadas previamente; ao recolher de dados sobre as condições de vida, sobre a saúde e a nutrição das participantes e dos seus agregados familiares. Todos os grupos recebem de forma transversal o pacote de medidas básicas, denominado atendimento padrão.

A suplementação nutricional entregue às futuras mamãs (actuais gestantes) consiste num suplemento de nutrientes à base de lípidos, em saquinhos individuais de 20 gr, consumidos 1 vez por dia durante toda a gravidez e até ao final de 6 meses de amamentação. Elena Trigo Esteban, coordenadora-geral do projecto CRESCER, elucida que este suplemento dá apoio nutricional às mulheres grávidas e lactantes, melhorando o desenvolvimento do feto e, posteriormente, do lactente.

O evento municipal organizado a 15 de Fevereiro na comuna da Jamba Sede, na Igreja IECA no Morro I, recebeu mulheres vindas de comunidades como Morro I e II, Malavi, 1.º Maio, entre outras, e permitiu dar seguimento ao acompanhamento das grávidas seleccionadas em Outubro passado e das novas mamãs recrutadas. A cerimónia incluiu a entrega de transferências monetárias a cada uma das participantes, intervenção essencial para a sua nutrição. Abel Wandy André, administrador municipal da Jamba, presente no evento, reforçou a importância do projecto CRESCER e do apoio recebido através do Programa FRESAN, não só para as actuais mulheres grávidas mas também para as crianças, lembrando a grande importância da iniciativa para o desenvolvimento da sociedade angolana, já que estes bebés são os futuros quadros do país.

Durante a entrega de sabão a cada uma das mulheres presentes como parte das actividades de promoção da saúde, Maria de Lourdes Faria, coordenadora do CRESCER pelo FAS – Instituto de Desenvolvimento Local, reforçou a importância da higiene das mãos das grávidas, bem como das crianças, para a manutenção da saúde. Ressalvou que a higiene pode se fazer com actos simples, desde que haja sensibilização para a sua importância. O lavar das mãos antes de cada refeição já é um passo enorme na prevenção de doenças. O sabão oferecido pela União Europeia é uma forma de relembrar como os pequenos gestos fazem toda a diferença. A responsável agradeceu o apoio da União Europeia, evocando a importância desta parceria com o Governo de Angola e dos benefícios incontornáveis que aporta ao desenvolvimento do país.

No dia 16 de Fevereiro o evento municipal aconteceu no Posto de Saúde de Lucunga A, onde se procedeu a uma palestra para o grupo de participantes neste braço de intervenção específica de nutrição sobre a importância de consumir o suplemento alimentar durante a gestação, e até ao fim dos 6 primeiros meses de vida do bebé, para reduzir a desnutrição crónica nas crianças desde a barriga da mãe até aos dois anos de idade. Também foi reforçado, no âmbito do atendimento padrão, os conhecimentos de WASH (água, higiene e saneamento) junto de cada uma das mulheres-alvo do estudo MuCCUA. O Programa FRESAN, através do projecto CRESCER, procedeu à entrega das rações alimentares neste grupo como parte da estratégia para minimizar a repartição intrafamiliar dos suplementos: cada uma das participantes recebeu, entre outros, fuba, óleo, feijão e sal.

Ao longo destes três dias, estudantes de medicina (da Universidade Mandume ya Ndemufayo, parceira do consórcio CRESCER) integrados na investigação comunitária mantiveram o envolvimento nas actividades no terreno na tarefa de realizar os inquéritos e testes a cada uma das participantes para a sua inclusão na pesquisa. Por seu lado, os ADECOS – Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário (seleccionados localmente entre os habitantes das comunidades que se destacam pelas suas competências e que contribuem para a melhoria das condições de vida nas populações) organizaram palestras com as mulheres grávidas, em que explicaram todos os passos a dar e esclareceram dúvidas.

Como contam os ADECOS, depois de toda a formação dada pelo projecto CRESCER, este é o momento de “arregaçar as mangas” para que as futuras mamãs possam ter uma maternidade segura. O trabalho dos ADECOS constrói a ponte entre o projecto CRESCER, as mamãs e o sistema de saúde, através do acompanhamento directo no uso dos suplementos alimentares e na vida de cada uma, seguindo todos os acontecimentos que possam gerar alguma alteração no comportamento ou na saúde das mamãs e dos bebés, de modo a não condicionar o resultado da pesquisa operacional desenvolvida pelo CRESCER.

Durante estes três dias foram recrutadas 138 mulheres grávidas, que, somadas às 221 recrutadas em Outubro de 2022, perfaz um total de 359 gestantes. Procedeu-se ainda à entrega de 118 transferências monetárias e de 116 rações familiares, a somar às “papinhas” que as participantes deste grupo já recebem de 15 em 15 dias em suas casas

Data: 17 de Fevereiro de 2023