Fonte: ANGOP (08/02/2023)
Mais de mil camponeses aprendem técnicas agrárias
José Cachiva
Mil e 449 famílias camponesas dos municípios do Ombadja e Cuvelai, província do Cunene, foram instruídas sobre técnicas modernas de plantação, fertilização de solos, visando o aumento dos níveis de produção e diversificação das culturas.
A informação foi prestada esta quarta-feira à ANGOP, pelo coordenador técnico da CODESPA Angola, Baptista Pedro, realçando que a organização está a desenvolver desde 2020, no Cunene, dois projectos ligados à adaptação de sistema agrário de segurança alimentar e nutricional. Na agricultura, disse, foi possível implementar 30 escolas de campo, onde os camponeses aprendem técnicas inovadoras de cultivo para o incremento da actividade e auto-suficiência alimentar no seio das comunidades rurais.
Fez saber que o processo é uma parceria com o Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA), destacando que grande parte destas famílias praticam agricultura de subsistência, e a assistência técnica vem melhorar os níveis de produção. Na componente nutricional tem se realizado práticas demonstrativas de culinária, através de aprendizados de receitas simples, com produtos locais e com valores nutricionais.
Outrossim, destacou a sessões de tratamento de água e leite e disseminam informações de plantações de árvores com alto poder nutricional como a moringa. Orçado em 777 mil Euros, a acção enquadra-se no projecto de fortalecimento da resiliência e da segurança alimentar e nutricional em Angola (Fresan).