Grandes projectos são feitos com grandes pessoas: consulte aqui as oportunidades.

Grandes projectos são feitos com grandes pessoas: consulte aqui as oportunidades.

Serviço meteorológico chega no Chiulo

Fonte: ANGOP (21/01/2023)

 

Serviço meteorológico chega no Chiulo

A localidade do Chiulo, município de Ombadja, no Cunene, ganhou esta sexta-feira, uma estação meteorológica automática.

Instalada na missão católica do Chiulo, a estação foi inaugurada pelo governador em exercício do Cunene, Apolo Ndinoulenga. Orçado em 150 mil euros, a estação conta com uma antena de 15 metros de altura com um raio de acção de 30 quilómetros. A estação foi montada no âmbito do projecto de Fortalecimento da Resiliência e da Segurança Alimentar e Nutricional de Angola ( Fresan), em curso na região.

De acordo com o director-geral do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET), João Afonso, a estação é de última geração e funcionará com o sinal 3G e um aparelho de memorização de dados para poder transmitir via GPSS. O responsável esclareceu que as informações mais fiáveis serão recolhidas e transmitidas para o servidor central do INAMET, em Luanda, e de seguida transmitidas para o sistema global.

No geral serão instaladas seis estações meteorológicas automáticas no quadro do Fresan, sendo duas na província do Cunene, duas na Huíla e igual número para o Namibe, no valor total de 800 mil euros. Por seu turno, a embaixadora da União Europeia em Angola, Jeannette Seppen, destacou a estação como uma ferramenta importante na avaliação do clima, combate à pobreza e resiliência.

Jeannette Seppen afirmou que o Governo angolano e a União Europeia continuaram a trabalhar para resolução dos diferentes problemas que afectam as comunidades, com realce para as constantes alterações climáticas. O bispo da diocese de Ondjiva Dom Pio Hipunyati enalteceu o investimento feito que vai ajudar na observação das informações climáticas, passando dados reais sobre as chuvas e outras ocorrências.

“Esperemos que ocorram mais investimentos na localidade e outras partes da província, visto que contribuem para o desenvolvimento social e económico das nossas comunidades”, afirmou. Por seu turno, governador em exercício do Cunene, Apolo Ndinoulega, destacou a disponibilidade da União Europeia, por via do Fresan, em financiar vários projectos na região.

No seu entender, a estação meteorológica vai contribuir no controlo das mudanças bruscas da temperatura, a verifição do volume de chuvas, da velocidade e direcção do vento, tendo apelado a sua conservação. A província do Cunene conta com 14 estações meteorológicas, das quais nove estão localizadas no município do Cuvelai. A nível das 18 províncias do país, o INAMET controla 81 estações meteorológicas, sendo o Cunene mais beneficiado.