Grandes projectos são feitos com grandes pessoas: consulte aqui as oportunidades.

Grandes projectos são feitos com grandes pessoas: consulte aqui as oportunidades.

Destacado sistema de monitorização de desastres naturais

Fonte: ANGOP (20/01/2023)

 

Destacado sistema de monitorização de desastres naturais

O secretário de Estado do Interior, José da Silva, enalteceu nesta sexta-feira, na província do Cunene, a implementação do sistema integral de previsão, monitorização e aviso prévio como um elemento importante na redução de risco e desastres naturais.

Falando à margem da reunião do comité de direcção do Fresan, referiu ser do interesse do Executivo a efectivação do sistema integral de previsão, monitorização e aviso prévio, para redução de risco e desastres, por forma a reduzir o impacto económico de eventos extremos. “O Executivo, através do Ministério do Interior, tem colaborado no reforço da capacidade institucional e de comunicação dos comandos das províncias afectadas pelas alterações climáticas, na aquisição de equipamento de informação”, sublinhou.

José da Silva disse ainda que a eficácia do sistema depende da educação das comunidades que devem propagar, eficazmente, as mensagens de alerta que garantam respostas rápidas. Entretanto, reafirmou o engajamento do sector em colaborar com todos os parceiros, na redução da fome, pobreza e em criar comunidades cada vez mais resilientes.

Já o Secretário de Estado da Saúde para área Hospitalar, Leonardo Inocêncio, alertou que devido às alterações climáticas, o estado nutricional das crianças menores de cinco anos se torna preocupante. Leonardo Inocêncio agradeceu o apoio da Comunidade Europeia, através do projecto Fresam, na assistência a saúde através de acções de melhoria dos indicadores de nutrição, formação do capital humano, na triagem comunitária de casos de malnutrição, tratamento e outras que contribuíram para o fortalecimento do sistema de informação.

Por seu turno, o secretário de Estado da Agricultura, João Bartolomeu Cunha, realçou a aposta do Governo em criar sistema alimentares que garanta o acesso à segurança alimentar e nutricional permanente da população. João Cunha afirmou estar em curso um programa de assistência social de transferência de renda monetária às famílias vulneráveis e a constituição de reserva alimentar, para acudir os efeitos resultantes de calamidades naturais.

Apontou ainda o programa nacional de produção de cereais em grande escala, como pressuposto de acções de fomento para produção e aprovisionamento de quatro tipos de cereais prioritário, como o milho, arroz, trigo e soja. Segundo o responsável, o governo angolano está criar políticas para melhorar a disponibilidade e acesso de alimentos, para a protecção social das famílias e promoção de acções de desenvolvimento das actividades produtivas.

Lançado em 2018, o Fresan tem o valor global de 64 milhões de euros, financiado pela União Europeia. Destes, 48,6 milhões estão sob gestão do Instituto Camões. Com o prazo de execução de seis anos, o projecto abrange agricultura familiar sustentável, melhoria da nutrição e acesso à água, reforço institucional e o ensaio clínico/pesquisa sobre desnutrição crónica.