Grandes projectos são feitos com grandes pessoas: consulte aqui as oportunidades.

Grandes projectos são feitos com grandes pessoas: consulte aqui as oportunidades.

Projecto Chitanda apoia mais de mil famílias na Huíla

Fonte: Angop (10/01/2023)

Lubango- Mil 620 famílias dos municípios de Chicomba e da Jamba, na Huíla, beneficiaram de acções de produção e processamento de sistema de desenvolvimento de mercado e de sensibilização na área de nutrição, de 2020 a 2022, do projecto “Chitanda”.

O projecto iniciado em Fevereiro de 2020 foi implementado nas comunas do Dongo, (Jamba), Quê e Cutenda (Chicomba), em 15 aldeias, sendo cinco em cada uma das localidades e orçou 700 mil euros.

O projecto é virado para o sistema da agricultura resiliente para a melhoria da segurança alimentar e nutricional na Huíla.

A iniciativa foi subvencionada pelo Camões Instituto Público, no âmbito do Programa FRESAN, co-financiado pela Embaixada da República Checa em Pretória e co-financiado e implementado pela People in Need (PIN) em parceria com a Acção de Solidariedade e Desenvolvimento (ASD).

Em declarações hoje, terça-feira, à ANGOP, o gestor do projecto Chitanda, Eliseu Abras fez que na produção, as famílias camponesas, foram apoiadas com insumos agrícolas e apoio técnico, tendo sido criadas nove escolas de campo, três em cada comuna.

No âmbito do processamento, realçou a criação de 15 grupos de mulheres, com um grupo e vinte membros em cada uma das aldeias, que foram ajudados moageiras, debulhadoras, desfareladoras, lonas e panelas dando as elas, maior independência e capacidade de gerar mais rendimentos.

No sistema de desenvolvimento de mercado, avançou que estabeleceram ligações entre os produtores, transportadores, comparadores para ter uma saída de escoamento dos seus produtos.

Relativamente relação ao escoamento dos produtos, o Chitanda entregou moto de três rodas para facilitar o transporte e em termos da comercialização promoveu eventos de intercâmbio com o sector privado, com o compromisso deles comprarem produtos dos camponeses.

Na área da nutrição, segundo a fonte, foram sensibilizadas mil 98 mulheres grávidas e mães com filhos menores de cinco anos, sobre matérias de boas práticas nutricionais para contribuir na redução de casos de desnutrição em crianças nessa faixa etária.