O FRESAN/Camões, I.P. e o Instituto de Investigação Agronómica promoveram um dia de campo na Estação Experimental Agrícola do Namibe (EEAN) na segunda semana de dezembro. Tratou-se de uma oportunidade de aprendizagem para parceiros e agricultores sobre variedades melhoradas de massambala, massango, batata-doce, feijão-frade, feijão preto e mandioca, mais adaptadas ao clima do Sul de Angola e mais nutritivas.
A acção – que contou com a presença do Gabinete Provincial da Agricultura, Pecuária e Pescas (GPAPP), do Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA), das Direcções Municipais de Agricultura, da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e de agricultores – permitiu observar os trabalhos desenvolvidos com o apoio FRESAN e reflectir sobre os propósitos dos ensaios realizados.
A EEAN é um serviço executivo local do Instituto de Investigação Agronómica que visa produzir conhecimento para apoiar a produção, a multiplicação e o melhoramento de sementes adaptadas às condições naturais extremas. Estas sementes são posteriormente distribuídas a produtores tendo em vista fortalecer a segurança nutricional e reforçar a resiliência dos agricultores familiares no Sul de Angola.
O FRESAN/Camões, I.P. presta um apoio de 400.000 euros à EEAN em termos de equipamentos, sistemas de rega, ensaios e desenvolvimento de investigação para a identificação de sementes mais adaptadas ao semiárido.
Data: 12 de Dezembro de 2022