Grandes projectos são feitos com grandes pessoas: consulte aqui as oportunidades.

Grandes projectos são feitos com grandes pessoas: consulte aqui as oportunidades.

Partilha de experiências e boas práticas em encontro regional FRESAN

O encontro regional de organizações não governamentais (ONG) subvencionadas pelo Camões, I.P. no âmbito do Programa FRESAN realizou-se a 16 de Novembro em Xangongo, município de Ombadja, no Cunene. Tratou-se de um momento de partilha sobre o progresso de actividades, as lições aprendidas e os constrangimentos entre os intervenientes nas três províncias abrangidas pelo FRESAN (Cunene, Huíla, Namibe), bem como uma oportunidade para ajustar práticas e recomendações no sentido de um maior envolvimento dos parceiros institucionais locais rumo à sustentabilidade. Na agenda do encontro destaque para a visita à ECA – Escola de Campo de Agricultores “Suku Tukuafa”, na localidade do Capanda, comuna de Xangongo, e para a entrega aos projectos subvencionados pelo FRESAN/Camões, I.P. de materiais de educação alimentar e nutricional para sensibilização comunitária.

Reforçar a articulação efectiva de actividades e comunicação entre os parceiros públicos, a sociedade civil e as comunidades, bem como responder às necessidades mais urgentes das populações beneficiárias do FRESAN foram algumas das recomendações resultantes do encontro. Patrícia Carvalho, coordenadora-geral do Camões, I.P., afirmou no encerramento do encontro que, “no contexto actual de insegurança alimentar, de acordo com os inquéritos que têm sido feitos com o apoio do FRESAN, há que se fazer um reforço junto dos camponeses já identificados pelo Programa com factores de produção agrícola, alinhado com a introdução de culturas mais resilientes e outras tecnologias e equipamentos com que podemos trabalhar em conjunto”.

E foi com especial agrado que Januário José Luciano, administrador-adjunto municipal de Ombadja, constatou a importância deste evento, “que proporcionou vários momentos de reflexão e de debate sobre as questões mais prementes e novos desafios com que actualmente se deparam as ONG”. Mais partilha de informação, planificação conjunta e acompanhamento do trabalho realizado pelas ONG por parte das administrações municipais e Governos provinciais são tidos como fundamentais para ultrapassar dificuldades e pensar em soluções sustentáveis, adaptadas aos diferentes contextos de actuação.

Este evento contou ainda com a distribuição às ONG de materiais educativos do pacote pedagógico de nutrição FRESAN/Camões, I.P., integrados no lema “Cuida Angola” do Departamento dos Cuidados Primários de Saúde da Direcção Nacional de Saúde Pública (DNSP) do Ministério da Saúde de Angola (MINSA), desenvolvidos no âmbito do Programa FRESAN com o apoio técnico da Universidade do Porto. Destaque para o “Painel de Alimentação Saudável: os 4 Grupos de Alimentos” e os três primeiros números do “Boletim Informativo de Alimentação e Receitas – Receitas à Mwangolé”, para sensibilização junto das comunidades.
Maria Lucrécia, facilitadora na Escola de Campo de Agricultores Suku Tukuafa, acredita que “estas Receitas à Mwangolé que vamos implementar vão dar certo, pois tudo o que está aqui nós cultivamos lá, na comunidade” de Capanda. O testemunho foi dado após a apresentação do estudo de caso das ONG CODESPA/ADPP sobre uma das nove ECA modelo da intervenção FRESAN/Camões, I.P. em fase de instalação.

O FRESAN – iniciativa do Governo de Angola financiada pela União Europeia e co-gerida pelo Camões, I.P. – conta com o apoio de 12 organizações da sociedade civil (ADESPOV, ADPP, ADRA, CODESPA, COSPE, CUAMM, DW, FEC, NCA, PIN, TESE, WVI) que levam a cabo, em parceria, 19 projectos subvencionados no valor de 22 milhões de euros. Trata-se de uma intervenção junto de mais de 400 comunidades rurais – 205 na província do Cunene; 183 na Huíla; 36 no Namibe – com actuação nas áreas da agricultura familiar sustentável, acesso a água e nutrição, e beneficiando até ao momento mais de 200.000 pessoas.

O próximo encontro regional das ONG subvencionadas pelo Camões, I.P. no âmbito do Programa FRESAN, de periodicidade semestral, será no Namibe, sob o lema “Sustentabilidade”.

Data: 12 de Dezembro de 2022